XV SBSR Apresentará Novas Perspectivas para Satélites

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – XV SBSR, em Curitiba, apresentará novas perspectivas no uso de satélites.

Duda Falcão

Simpósio em Curitiba Apresentará
Novas Perspectivas no Uso de Satélites

20/04/2011

Cerca de 2.000 pesquisadores e especialistas em tecnologias relacionadas a satélites são esperados em Curitiba para mais um Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – XV SBSR, que será realizado entre os dias 30 de abril e 5 de maio no Estação Convention Center. Em comparação, a edição de 2009, em Natal, recebeu 1.400 participantes.

Promovido em diferentes cidades a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (SELPER), o SBSR é o maior evento nacional do setor e a cada edição cresce em número de participantes, submissão de trabalhos científicos e na programação de sessões especiais.

A exploração do pré-sal, a agricultura nos países BRIC, o monitoramento de queimadas, as mudanças no uso da terra que causam impacto no aquecimento global, entre outros, são exemplos de temas que serão discutidos no decorrer do SBSR, que traz as novas perspectivas para o uso de dados de satélites no Brasil e no mundo.

Pode-se afirmar que o SBSR é um conjunto de eventos, tantos são os cursos, workshops, palestras internacionais, mesas-redondas e reuniões paralelas. Com um diversificado programa acadêmico, nesta edição apresentará em sessões orais e de painéis (pôsteres) 1.207 trabalhos, selecionados por uma comissão técnica que recebeu quantidade recorde de submissões.

A programação inicia com 10 cursos, que acontecem no sábado (30) e domingo (1º). A noite de domingo é reservada para a abertura oficial e inauguração da exposição técnica, que traz os principais projetos e novidades de empresas, instituições públicas e organizações não-governamentais com atuação na área de sensoriamento remoto.

Ainda na cerimônia de abertura, os participantes conhecerão os cinco melhores trabalhos submetidos na categoria Iniciação Científica. No encerramento, em 5 de maio, será a vez de premiar as 12 melhores apresentações na Sessão Interativa de Painéis - Comunicação Visual Científica.

Devido à variedade de aplicações do sensoriamento remoto, as atividades do SBSR destacam temas diversos como Poluição, Saúde, Mudanças Globais, Ambientes Urbanos, Floresta, Agricultura, Geologia, Hidrologia, Oceanografia, Monitoramento Ambiental, Cartografia, Sistemas, Sensores, Processamento de Imagens, Geoprocessamento, Educação, entre outros.

Inscrições

Até 24 de abril (domingo), é possível realizar inscrições online, pelo site do evento. Após esta data, as inscrições serão feitas apenas em Curitiba, na Secretaria Geral do SBSR.

Mais informações e a programação completa estão no site do evento: www.dsr.inpe.br/sbsr2011


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários