Astrofísico Walmir Cardoso no COSMOS X

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (23/05) no site “Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba (INAPE)” destacando que o astrofísico Walmir Cardoso participará do COSMOS X.

Duda Falcão

Astrofísico Walmir Cardoso no COSMOS X

23/05/2011 - 23:41

Walmir Thomazi Cardoso é graduado em Física pela PUC-SP, com especialização em História da Ciência pela UNICAMP e mestrado em História da Ciência e doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. É professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas, Departamento de Física). Dedica-se principalmente à pesquisa e ensino da Astronomia e Física. É vinculado ao Planetário e Escola Municipal de Astrofísica “Prof. Aristóteles Orsini” (PEMA) de São Paulo, sendo assessor especial dos Planetários de São Paulo e assessor de Gabinete (Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA) para a Coordenação de Educação Ambiental (CEA). É Diretor da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA).

Foi apresentador da série “Olhando para o Céu”, exibida pela TV Cultura. A série foi gravada no Instituto Astronômico e Geofísico da USP e nos observatórios astronômicos do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Brasópolis (MG); Capricórnio, em Campinas; Rádio Telescópio de Itapetinga, em Atibaia; e Centro de Divulgação da Astronomia (CDA), em São Carlos, Estado de São Paulo.

“Olhando para o Céu” destina-se ao público em geral, mas seu firme propósito é o de estimular os jovens a pensar com seriedade em uma carreira científica. Por isso mesmo, seus 10 episódios foram concebidos para servir também de material de apoio a professores e estudantes de 1° e 2° graus.

Com informações da TV Cultura

Sobre o COSMOS

O evento COSMOS – Realidade e Mistérios é realizado anualmente em Araçatuba no mês de Julho pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais (INAPE) e Sindicato do Comércio de Araçatuba (Sincomércio). Trata-se de um ciclo de palestras sobre astronomia que visa oferecer um convite ao conhecimento e a reflexão sob a condição do ser humano na Terra e no Universo.

Empresas e instituições interessadas em apoiar ou patrocinar o evento podem entrar em contato com o INAPE através do telefone (18) 3636-2206.

Neste ano, o evento será realizado de 25 a 29 de Julho de 2011.


Fonte: Site do “Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba (INAPE)”

Comentários