Declaração Conjunta Brasil-Rússia

Olá leitor!

Durante a passagem da comitiva brasileira por Moscou para "V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação (CAN)" foi assinado entre os dois países uma “Declaração Conjunta" tratando de diversos assuntos e entre eles a "Cooperação Espacial Brasil-Rússia".

Abaixo segue a reprodução do parágrafo dessa declaração conjunta que trata sobre a cooperação espacial entre os dois países divulgada agora pouco após o encontro entre o Vice-Presidente Michel Temer e o Primeiro Ministro da Federação Russa, Vladimir Putin:

14. A Parte Brasileira expressou satisfação pela decisão da Parte Russa de designar representante da Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos) junto à Representação Comercial da Federação da Rússia em Brasília. As Partes reafirmaram sua disposição de continuar a promover a cooperação na área espacial, especialmente no que se refere ao aperfeiçoamento do veículo lançador de satélites brasileiro (VLS-1) e sua modernização com o auxílio de estágio russo de combustível líquido; à possível utilização e desenvolvimento do sistema de navegação por satélites GLONASS no Brasil e aos estudos relativos à parceria no desenvolvimento de satélites brasileiros meteorológico e de comunicações.


Fonte: Diário da Rússia
O Vice-Presidente Michel Temer com o Primeiro-Ministro Vladimir Putin:
entendimento político e progresso nas relações entre Brasil e Rússia


Fontes: Sites do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Diário da Rússia.

Comentário: Apesar dessa notícia do uso do estágio russo no VLS Alfa ser nova para o leitor o blog já tinha conhecimento das negociações em curso (IAE-Roscosmos) visando acelerar o desenvolvimento deste foguete, já que o projeto do L75 ainda levará muitos anos para ser finalizado. Quanto a outras notícias, já eram de conhecimento público e serviram apenas como enchimento de lingüiça, para que o parágrafo ficasse um pouco mais gordinho na declaração. Sinceramente achei insignificante o avanço pelas enormes oportunidades de parcerias científica e tecnológica que poderiam ser acordadas com os russos. Entretanto, como disse, com os políticos que temos dificilmente isso ocorrerá.

Comentários

  1. Ótima notícia para o PEB.
    Já estava mais do que na hora do Brasil ter uma maior aproximação com a Russia.

    Veja que os outros países que fizeram um acordo e parcerias espaciais com a Russia estão ai emergindo e até mesmo concorrendo com a mesma.
    Vide o caso da China, Índia e Coréia do Sul, so pra citar os mais exitosos.

    Agora tudo depende da cúpula política de Brasilia,como todos nos sabemos, é o que atrasa o PEB.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Ramir, é uma boa notícia. Entretanto, o acordo com os Russos não é novo e pacerias já haviam sido feitas desde o final da década de 90. O acordo propriamente dito foi assinado no início da década e não foi cumprido como se esperava, muito talvez prejudicado pelo acordo com os ucranianos que criou a ACS. Essa nova possibilidade surgiu justamente como uma alternativa, já que o motor L75 ainda levará de 8 a 10 anos para ser desenvolvido e o PEB não pode esperar esse tempo. Agora, se o que está sendo acordado vai ser cumprido, isto dependerá muito dos "Cabecinhas de Panetone" de Brasilia.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário