Deputado Critica Falta de Atenção do Ministro Mercadante

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (14/06) no site da “Agência Câmara de Notícias” destacando que durante a audiência pública sobre o PEB ocorrida hoje na Câmara Federal o deputado Ribamar Alves (PSB-MA) queixou-se de até hoje não ter conseguido sequer uma audiência com o ministro Aloizio Mercadante, apesar de tentar incansavelmente desde o início do ano.

Duda Falcão

Deputado Critica Falta de Atenção do
Ministro da Ciência e Tecnologia

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição – Newton Araújo
14/06/2011 - 20:25

O deputado Ribamar Alves (PSB-MA), ex-presidente da Frente Parlamentar do Programa Espacial, pôs em dúvida o futuro do programa sob a gestão do ministro Aloizio Mercadante à frente da pasta da Ciência e Tecnologia. O deputado queixou-se de até hoje não ter conseguido sequer uma audiência com o ministro, apesar de tentar incansavelmente desde o início do ano.

Já o deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), autor do requerimento da audiência desta terça-feira da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, ponderou que o ministro Mercadante está avaliando com cuidado a situação do programa e, em breve, deverá apresentar uma proposta para reestruturá-lo. Almeida destacou a importância da urgente contratação de uma nova geração de técnicos na área espacial, para garantir a continuidade do programa.

Visitas

A comissão acatou proposta do deputado Sibá Machado (PT-AC) para uma visita ao DCTA, ao INPE e à base de Alcântara, no Maranhão. Além disso, Machado revelou estar em contato com uma série de entidades ligadas à área espacial, as quais deverão entregar, por volta do fim de junho, uma proposta concreta de novo arcabouço legal para apoiar o programa.

O deputado Arolde de Oliveira (DEM-RJ) sustentou que tornar o Orçamento da União impositivo, de execução obrigatória, é a solução tanto para o programa espacial como para outros problemas nacionais.

Vídeo da Exposição do Deputado Ribamar Alves (PSB-MA)


Fonte: Site da Agência Câmara de Notícias

Comentário: Veja você leitor a denúncia feita pelo Deputado Ribamar Alves que foi nada mais, nada menos, que ex-presidente da “Frente Parlamentar do Programa Espacial na Câmara dos Deputados”. Denúncia está que é bastante preocupante, mas nada de estranho para quem conhece os bastidores da política brasileira. E lá vamos nós de novo com outra rodada de visitas de congressistas as instalações de PEB. Já vi essa novela e capitulo por diversas vezes sem qualquer alteração na história, só mudando os autores, mas sem qualquer compromisso dos mesmos em finalizar o roteiro e ainda por cima as custas do erário público. Uma vergonha!

Comentários

  1. Bem eu nao entedi o que aconteceu

    mas pela parte de contratacoes isso se deve fazer rapido ,pelo menos no IEAv pois eu so vi o Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica Prof. Henry T. Nagamatsu e da de se perceber que sao poucas os recursos humanos

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael!

    Essa coisa da contratação de recursos humanos é só uma questão de decisão política e falta de atitude, entende? Realmenre é um problema grave de urgente solução, mas pecisa exclusivemente que o governo se mexa.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida.
    Se fosse aberto concurso público, o Brasil teria tanta mão de obra qualificada para o setor espacial ?

    ResponderExcluir
  4. Olá Ramir!

    A idéia é abrir oportunidades para os profissionais que estão sendo formados no país, repatriar os profissionais brasileiros que trabalham em outros programas espaciais através do mundo e também atrair profissionais estrangeiros que queiram trabalhar no Brasil, entende?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário