O Brasil Participará da Missão MarcoPolo-R da ESA. Será?

Olá leitor!

O Diário Oficial da União (DOU) de 08/06 publicou entre os “Despachos do Ministro” Aloizio Mercadante a autorização para que o pesquisador associado do Observatório Nacional (ON), "Jorge Marcio Ferreira Carvano" participasse em Roma (ITA) do “1º Workshop Internacional sobre a Missão MarcoPolo-R”, da ESA (Agência Espacial Européia) previsto para ocorrer no período de 07/06 à 11/06/2011. (veja o site dessa missão pelo link: http://www.oca.eu/MarcoPolo-R/ e o site do workshop: http://www.oa-roma.inaf.it/MarcoPolo-R/MarcoPolo-R/Home.html).

Esta maravilhosa missão da ESA trata do desenvolvimento de uma sonda espacial que será direcionada para um asteróide próximo da Terra com o objetivo principal de retornar com amostras desse asteróide.

Ora leitor, a participação de um representante brasileiro no 1º Workshop Internacional da Missão significa pelo menos que o MCT e o ON estão estudando a possibilidade do Brasil vir a participar desta missão, o que seria muito bom para ciência brasileira.

Vale lembrar leitor que o ON é uma das instituições envolvidas com a “Missão ASTER”, primeira missão espacial brasileira para o espaço profundo, que também será direcionada (caso consiga algo em torno de 35 milhões de reais para o seu desenvolvimento) para um asteróide próximo da Terra, neste caso o asteróide 2001-SN263, missão esta prevista para ser lançada em 2015, mas que precisa de uma definição orçamentária urgente do governo (como sempre) para não perder esta janela de lançamento.

Duda Falcão


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - pág. 06 - 08/06/2011

Comentários