Sistema de Alerta Contra Chuvas Será Antecipado

Olá leitor!

Segue abaixo outra matéria publicada ontem (16/06) pelo site do jornal “O VALE” destacando que segundo o ministro Aloizio Mercadante a instalação do "Sistema de Alerta Contra Chuvas" do governo será antecipado de novembro para setembro.

Duda Falcão

REGIÃO

Sistema de Alerta Contra
Chuvas é Antecipado

País tem 800 áreas de risco monitoradas

Xandu Alves
São José dos Campos
16 de junho de 2011 - 04:03

Thiago Leon

O Ministério da Ciência e Tecnologia antecipou de novembro para setembro a entrada em operação de dois dos quatro módulos do novo Sistema Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que funcionará nas instalações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em Cachoeira Paulista.

Trata-se de um sistema multidisciplinar e multi-institucional que possibilitará ação coordenada para a atuação de prevenção em áreas de risco de todo o país, principalmente em casos de inundação e deslizamento.

“Ainda temos um levantamento ineficiente e precário das áreas de riscos do país”, constatou, em nota, Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia.

Previsto para funcionar plenamente em 2014, com seus quatro módulos operacionais, o sistema de alerta de desastres naturais combinará dados meteorológicos e geofísicos para possibilitar que as populações sejam avisadas e retiradas das áreas de risco.

Evacuação - Os equipamentos irão permitir ao Sistema Nacional de Defesa Civil coordenar ações de aviso e evacuação de populações em áreas com risco iminente de desastres naturais. Sistema semelhante funciona nos Estados Unidos, Europa e no Japão. De acordo com o Ministério, existem 500 áreas de riscos de deslizamentos e outras 300 áreas de inundações no Brasil.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 16/06/2011

Comentário: Tá ai ministro Mercadante uma ação que se for mesmo efetivada como na matéria apresenta pelo jornal “O VALE”, será merecedora de elogios, pois deixará o plano das promessas para a ação efetiva. Vamos aguardar.

Comentários