Governo Estuda Fundir Instituto com Agência Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada hoje (24/07) no jornal “O Estado de São Paulo” destacando que o governo estuda fundir o INPE com agência espacial.

Duda Falcão

Notícias

Governo Estuda Fundir Instituto
com Agência Espacial

Afra Balazina
O Estado de S. Paulo
24 de julho de 2011 - 0h 00

Marco Antonio Raupp, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), avalia que o programa espacial do País está muito pequeno para o tamanho do Brasil. Ele diz que a agência não tem um corpo técnico e, para melhorar a situação, uma das saídas é a fusão da AEB e do INPE. Seria uma forma de dar mais eficiência ao programa sem aumentar tanto os gastos. Com a fusão, no entanto, a parte do INPE que cuida do ambiente poderia ficar deslocada.

Raupp, que já foi diretor do INPE e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), lista os avanços que o programa espacial precisa fazer. Ele lembra que os satélites usados pelo INPE para monitorar o desmatamento na Amazônia hoje não conseguem ver através das nuvens e seria importante o desenvolvimento de satélites com sensores de radar.

A Agência Nacional de Águas (ANA) também precisa de satélites mais modernos para fazer a gestão de bacias - ela utiliza um de 18 anos atrás. "Também não temos satélite próprio para a área de meteorologia", diz.

O atual diretor do INPE, Gilberto Câmara, aceita a idéia da fusão. Mas faz ressalvas. "Queremos uma fusão com a AEB com a perspectiva de fortalecer o INPE. O órgão final deve se chamar INPE." O debate sobre o futuro do programa espacial passa, diz ele, sobre quanto o País está disposto a investir. Para concretizar as missões previstas, como lançamento dos satélites em 2015 e 2016, será preciso dobrar o orçamento até 2014.


Fonte: Site do jornal O Estado de São Paulo - 24/07/2011

Comentários