Mercadante Destaca o PEB na Abertura da ExpoT&C

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (08/07) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que o Observatório Nacional (ON) participará da na ExpoT&C, evento que ocorrerá durante a realização da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) , em Goiânia, de 10 a 15 de julho.

Duda Falcão

Mercadante Destaca Programa Espacial
Brasileiro na Abertura da ExpoT&C

11/07/2011 - 12:32

Cédito: Lecino Filho (Ascom/MCT)

Uma das maiores feiras de tecnologia do País foi inaugurada nesta segunda-feira (11) em Goiânia. A ExpoT&C 2011 traz novidades aos participantes da 63º Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que participou da cerimônia, destacou o espaço dedicado do Programa Espacial Brasileiro. “É a primeira vez que os institutos vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia se reúnem em uma feira para abordar o Programa Espacial Brasileiro. Certamente será um dos estandes mais visitados”, afirmou.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) e a Alcântara Cyclone Space (ACS/MCT) dividem um dos 17 estandes do pavilhão que foi destinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O que mais chama a atenção de quem passa pelo local é o projeto do foguete brasileiro que está sendo desenvolvido em parceria com a Ucrânia.

A série de foguetes Cyclone é uma das mais bem sucedidas séries de foguetes já desenvolvidas. Os foguetes têm as operações de pré-lançamento automatizadas, aumentando a segurança do lançamento e reduzindo a quantidade de pessoal necessário à operação de lançamento. Quando o Cyclone-4 estiver pronto o Brasil fará parte do seleto grupo de países com tecnologia para colocar satélites em órbita.

São 1,6 mil m² que abrigam também o Espaço Lúdico (com computadores disponíveis para atividades orientadas e instrução para crianças), o Espaço Experimentos (para exposições dos institutos), a Exposição Interativa do Museu de Astronomia de Ciências Afins (MAST), sala de vídeo em 360º graus (para apresentação de palestras), além de um espaço para o contato do público com os palestrantes.

Outra novidade é a interação entres os visitantes e os expositores. Os participantes da SBPC podem cadastrar o número do celular e receber informações sobre a programação em tempo real. A expectativa dos organizadores é de receber 5 mil visitantes por dia na ExpoT&C.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Cuidado MCT com o que divulga, pois corre o risco de ficar parecendo que tem como objetivo passar a imagem errada a sociedade brasileira, com intuito de melhorar a imagem desse acordo desastroso. O foguete Cyclone 4 não é brasileiro e sim ucraniano com algumas partes russas e muito menos sendo desenvolvido em parceria com o Brasil. Chega dessa história da carochinha, não existe isso.

Comentários