7 Empresas Manisfestam Interesse por Espaços Orbitais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/08) no site da “Agência Brasil” destacando que sete empresas manifestam hoje interesse na licitação de espaços orbitais para lançamento de satélites.

Duda Falcão

Pesquisa e Inovação

Sete Empresas Manifestam Interesse
na Licitação de Espaços Orbitais
para Lançamento de Satélites

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade
23/08/2011 – 12h18

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu hoje (23) os documentos de identificação, as propostas de preço e a documentação de habilitação de sete interessados na licitação para o direito de exploração de quatro espaços orbitais para lançamentos de satélites. A abertura, a análise e o julgamento das propostas de preço ocorrerão na próxima terça-feira (30).

As empresas interessadas são a Eutelsat do Brasil, a Hispamar Satélites, a HNS Americas Comunicações, a Intelsat Brasil Serviços de Telecomunicações, a SES DTH do Brasil, a Sky Brasil e a Star One. O preço mínimo de cada posição orbital é R$ 3,94 milhões.

Serão licitadas quatro posições orbitais para lançamentos de satélites, que poderão ser exploradas por 15 anos. As empresas que vencerem a licitação poderão utilizar os satélites para oferecer serviços de telefonia, televisão, radiodifusão e transmissão de dados, inclusive na área rural. Os satélites deverão cobrir todo o território nacional e dedicar pelo menos 25% da capacidade para atender ao mercado brasileiro.

Segundo a Anatel, a licitação vai possibilitar o aumento da capacidade satelital brasileira para atender às atuais demandas no setor e àquelas antecipadas em função de grandes eventos, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, entre outros projetos. Os direitos de exploração serão conferidos por 15 anos, prorrogáveis uma única vez. Uma mesma empresa poderá obter até dois dos quatro direitos licitados.


Fonte: Site da Agência Brasil

Comentários