Skolkovo Ganha Pólo Técnico Espacial Internacional

Olá leitor!

Segue abaixo outra matéria publicada dia (23/08) no site do jornal “Diário de Rússia” destacando que durante a realização no "Salão Aeroespacial Internacional MAKS-2011" foi assiando um acordo que cria em Skolkovo novo Pólo Técnico Espacial Internacional.

Duda Falcão

TECNOLOGIA

Skolkovo Ganha Pólo Técnico Espacial

Acordo assinado no Salão Aeroespacial Internacional
MAKS-2011 vai criar centro internacional para o espaço

23/08/2011

Skolkovo, o pólo de inovações científicas e tecnológicas que está sendo construído nos arredores de Moscou, vai ganhar um Centro Espacial Internacional. O acordo para instalação do Centro foi assinado em Zhukovski – cidade-sede do Salão Aeroespacial Internacional – MAKS-2011, que se encerrou no domingo, 21. O anúncio da criação foi feito pelo Presidente do Fundo Skolkovo, Viktor Vekselberg, gestor financeiro do pólo científico.

Participarão do empreendimento o Grupo Energhia, fabricante de foguetes e naves espaciais da Rússia, o próprio Fundo Skolkovo e outros grupos de inovações tecnológicas da Rússia, vinculados ao programa de pesquisas espaciais. O responsável direto pelo núcleo tecnológico espacial de Skolkovo será o cosmonauta Sergei Jukov, para quem "esta iniciativa proporcionará grandes avanços nos setores de telecomunicações e navegação eletrônica".

Um dos primeiros objetivos de Jukov é tornar ainda mais objetivos e operacionais os sistemas de navegação e rastreamento Glonass. Outra meta é aperfeiçoar o sistema de transporte de carga e de tripulantes entre as bases terrestres e espaciais. E um terceiro propósito é o de fornecer apoio logístico e científico para que outros países também desenvolvam métodos próprios para as suas pesquisas espaciais utilizando a tecnologia russa.


Fonte: Site do Jornal “Diário da Rússia” - 23/08/2011 - http://www.diariodarussia.com.br

Comentário: Apesar de achar que as instituições governamentais e privadas brasileiras envolvidas com as atividades espaciais do país já tenham essa informação, resolvi trazê-la aos nossos leitores, pois considero uma grande possibilidade para a realização de parcerias tecnológicas entre instituições brasileiras e esse novo pólo técnico russo  visando uma melhor formação profissional para os pesquisadores do setor aeroespacial brasileiro. Fiquem atentos e busquem por maiores informações.

Comentários