Diretor do INPE Será Homenageado no Congresso

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (25/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) informando que o Câmara dos Deputados irá homenagear na quarta-feira (30/11) o diretor do INPE, Gilberto Câmara, com a "Medalha Mérito Legislativo".

Duda Falcão

Diretor do INPE Será
Homenageado no Congresso

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2011

A Medalha Mérito Legislativo, maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados a pessoas com relevantes serviços prestados ao País, será entregue aos agraciados de 2011 na quarta-feira (30/11), em Brasília. Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), estará entre os homenageados. A cerimônia será às 15 horas no Salão Negro do Congresso Nacional.

Anualmente são agraciadas personalidades, instituições, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que realizam serviços ou ações de relevância para a sociedade.

Gilberto Câmara

Diretor do INPE desde dezembro de 2005, Gilberto Câmara ingressou na instituição em 1980. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), fez mestrado e doutorado em Computação no INPE. Como líder da equipe de P&D em Geoprocessamento do Instituto, participou do desenvolvimento de importantes softwares de sensoriamento remoto e processamento de imagens de satélites e de projetos como DETER e PRODES, de monitoramento da Amazônia.

Em abril deste ano, Gilberto Câmara recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Münster, uma das maiores da Alemanha, em reconhecimento ao seu trabalho inovador na área de Geomática.

Gilberto Câmara é também professor dos cursos de pós-graduação em Computação Aplicada e Ciência do Sistema Terrestre do INPE. Mais informações sobre seu currículo, palestras e apresentações de seus trabalhos na página http://www.dpi.inpe.br/gilberto/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário: Uma justa homenagem desses energúmenos (não são todos, há exceções, mas é a grande maioria) a um grande profissional que desde 2005 vem tentando fazer algo para mudar a situação do Programa Espacial Brasileiro (com algumas vitórias), mas que obteve muito pouco dessa casa que agora, próximo do fim de sua gestão, resolve homenageá-lo. O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza o senhor Gilberto Câmara pela gestão possível realizada por ele neste período, e desde já lamenta a sua saída antes do período previsto, entendendo, porém, os motivos de a sua grande frustração. Desejamos sucesso ao senhor Gilberto Câmara, esperando que o mesmo continue dando sua colaboração ao INPE, agora como pesquisador.

Comentários