Enquanto Investimos no Cyclone-4, a Argentina Avança - 3

Olá leitor!

Temos postados aqui desde ontem notícias sobre as atuais atividades argentinas na área de foguetes que tem levantado algumas dúvidas entre os leitores.

É preciso que o leitor entenda que diferentemente do Brasil, onde essas atividades são desenvolvidas pelo DCTA/IAE do Comando da Aeronáutica (COMAER) do Ministério da Defesa (MD) e por algumas iniciativas de grupos privados e universitários ainda bastantes 'incipientes', na Argentina essa atividade é desenvolvida em duas vertentes, ou seja, a civil e a militar, e em ambos os casos com resultados bastante significativos.

Na vertente civil, o desenvolvimento é coordenado pela Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) e executado pela empresa VENG S.A. (Vehículo Espacial de Nueva Geração), empresa esta que é controlada pela própria CONAE e que já desenvolveu um foguete de sondagem denominado “TRONADOR I” e trabalha atualmente num veículo lançador de satélites denominado “TRONADOR II” com previsão de lançamento (com um satélite abordo) entre 2013 e 2014. Vale citar também leitor que a CONAE/VENG pretente lançar em breve o "Foguete T-4000" para testar em vôo um motor-foguete líquido de 4000 Kg de empuxo que está sendo desenvolvido para o lançador "TRONADOR II".

Foguete T-4000 da CONAE/VENG

Algumas Características do TRONADOR II:

Altura: 30 metros
Capacidade de Carga: 250-400 kgs a 750 km de altura
Combustível: Liquido (Tetroxido de Nitrogênio e Hidrazina)
Local de Lançamento: Será construído na Base Naval de Puerto Belgrano (Baía Blanca)

Já na vertente militar, o desenvolvimento é coordenado pela Força Aérea Argentina (FAA) e executado pelo “Instituto de Investigaciones Cientificas y Técnicas para la Defensa (CITEDEF)”, instituto este que é ligado ao Ministério da Defesa Argentino.

A FAA/CITEDEF já desenvolveu os foguetes de sondagens “GRADICOM I”, que foi lançado em dezembro de 2009, o “GRADICOM II”, que foi lançado em julho desse ano (Veja a nota: “Lanzan Cohete en Argentina para Estudio de la Atmósfera”) e atualmente trabalha no foguete de sondagem FAS 1500 (veja a nota anterior).

Além disso, a FAA/CITEDEF em parceria com o Grupo Leiva argentino (a fabricante de todos os motores-foguetes sólidos dos foguetes citados) vem desenvolvendo um outro foguete de sondagem denominado “ORBIT I” que tem previsão de lançamento até o final desse ano e já trabalha numa versão de dois estágios denominado "ORBIT II" que tem previsão de lançamento em maio de 2012.

Algumas Características o ORBIT I:

Diâmetro: 560 mm
Alcance: 350-400 km
Combustível: Sólido (HTPB)
Local de lançamento: Da Base Mar Chiquita da Força Aérea Argentina (FAA)
Previsão de lançamento: Até o final de 2011.

Segundo fui informado pelo leitor argentino Fernando Lopes (ao qual agradeço publicamente), o motor-foguete do “ORBIT I” foi testado com sucesso em outubro passado no banco balístico que o CITEDEF possui em Villa Maria (Córdoba).

Ainda segundo o leitor argentino, a esperança da FAA/CITEDEF é que com o desenvolvimento dos motores do "ORBIT (I e II)" essas instituições possam colocar em breve em orbita um 'nanosatélite' utilizando-se da configuração do foguete "FAS 1500" (quatro motores-foguetes do ORBIT no primeiro estágio e um motor-foguete também do ORBIT no segundo estágio), antes que a CONAE/VENG deixe pronto o “TRONADOR II”, objetivo este que, se alcançado, tornará a Argentina o primeiro país sul-americano a colocar um satélite em órbita.

Veja você leitor que enquanto o governo DILMA e seu ministro menestrel continuam vendendo ilusões, financiando o desastroso acordo com os ucranianos, cortando o orçamento do PEB e atrasando o desenvolvimento de nossos projetos de foguetes de sondagem e lançadores de satélites, além de não se mexerem para evitar o sucateamento do programa, a Argentina avança vigorosamente e rapidamente para literalmente nos 'colocar no bolso', como já fizeram na área de satélites. Lamentável.

Duda Falcão

Comentários

  1. hola
    gracias por el agradecimiento
    me olvide de informarte que el grupo leiva fabrica todos los motores de combustible solido (gradicom 1,2,orbit y fas 1500)junto a citedef y la faa.


    con respecto al tronador 2 se espera que la conae lance proximamente el cohete t-4000 para
    probar un motor liquido de 4000kg de empuje.

    saludos desde buenos aires.

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  2. Desculpe, não vejo esse "avanço" que você diz. Compare cada projeto deles com os nossos antigos foguetes série SONDA... Nada demais!

    É bom lembrar que a Argentina retoma projetos parados desde a época de Carlos Menem, como os propulsores a combustível sólido.

    E repito: eles não estão nesse "avanço" todo que você está pensando, ou que estão dizendo para você...

    Saudações.

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  3. Hola Fernando!

    No hay lo que agradecer amigo, yo que le agradezco por las informaciones enviadas.

    Saludos desde Salvador de la Bahia

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  4. Olá Observador!

    Não é o que parece amigo, já que eles estão demonstrando foco e um firme propósito de atingir objetivos. Já o nosso programa vive cheio de incertezas e de promessas vazias. Nem mesmo o lançamento do VLS-1 XVT-01 está garantido ainda para 2012, pois o que o menestral do Mercadante prioriza é a mal engenhada empresa ACS, financiando estupidamente o desenvolvimento do foguete ucraniano e colocando os programas dos veículos lançadores do verdadeiro PEB em risco, principalmente se houver novos cortes no orçamento de 2012 como parecer ser a tendência. Entretanto, nada melhor como o tempo para vê se os prazos aqui divulgados serão cumpridos pelos argentinos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  5. Desculpe, mas você acha que os argentinos estão dentro do cronograma? Só um exemplo: esse motor T-4000 que estão para ensaiar era para ter ocorrido em dezembro de 2008 (são dados do responsável pelo projeto e que os tenho comigo)!

    Tudo bem criticar a política brasileira, mas achar que a argentina é melhor que a daqui...

    Ainda está válido o que eu disse anteriormente: compare os foguetes anunciados pelos argentinos que você está divulgando, com os foguetes de sondagem brasileiros. Por exemplo, compare o FAS 1500 ao Sonda-4 ou o Orbit I ao Sonda-3...

    Dados interessantes: sabe de quanto é o empuxo do foguete Sonda-3? 9600 Kg! E o empuxo de um único motor S-43 do VLS que foi testado recentemente? Mais de 20000kg (vinte mil quilos)!!!

    Compare e conclua.

    Saudações.

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  6. Olá Observador!

    É como eu disse amigo, nada melhor como o tempo para esclarecer dúvidas. Assim sendo, vamos aguardar, e como brasileiro espero que você esteja certo quanto as suas colocações, pois se não estiver, seremos também superados na área de foguetes graças à pura e exclusiva falta de atitude e decisões estapafúrdias como a da ACS.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  7. Não estou fazendo colocação nenhuma, apenas estou sugerindo que se compare fatos. Os dados estão disponíveis, forneci até mais alguns, é fácil comparar!

    Outra questão é sobre satélites, me desculpe, discordo de você. Nosso desenvolvimento de satélites é plenamente equivalente. É só verificar que os satélites argentinos foram contruidos por instrução da NASA (inclisive o recente SAC-D). De quem é o LIT mesmo?

    E não se engane com ACDH do Amazônia-1 contratado da INVAP, hoje, isso é mero detalhe para quem desenvolveu uma plataforma inercial! Pegue o CBERS-3 (hoje na China) e veja os componentes dele, de onde são e em que país ele foi verdadeiramente construído/montado.

    Saudações.

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  8. hola
    simplemente mi intencion es compartir con ustedes las informaciones que se conocen de los programas de la conae y la faa para acceder al espacio.
    les comento que para la primera etapa del tronador 2 la conae esta desarrollando un motor
    liquido de 30.000 kg de empuje, el tronador 2
    usaria 3 motores en la primera etapa.
    es cierto que la conae tubo retrasos con el motor del t-4000,pero fueron solucionados.
    recordemos que la tecnologia de combustible
    liquido en nueva para argentina.

    mi deseo es que la argentina y brazil puedan trabajar juntos en el acceso al espacio.

    saludos desde (buenos aires)

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  9. Olá Observador!

    Não sei se são fatos amigo como você coloca, pois discordo de alguns deles, principalmente sobre os satélites. Mas repeito sua opinião e procurarei junto ao IAE informações oficiais sobre o empuxo dos motores S-43, S-30, e outros para então postar com procedência aqui no blog. Aproveitando a oportunidade, nos conhecemos?

    Abs

    Duda FAlcão
    (Blog Brazilian Space)

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  10. Hola Fernando!

    Yo sé amigo que su intención fue la mejor posible y le agradecemos por su atención en traernos esas informaciones sobre las actividades espacias argentinas en el área de cohetes. Esté siempre la gana para continuar trayéndonos esas informaciones.

    Saludos desde Brasil

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  11. Algumas considerações: o motor-foguete T-4000 utiliza tanques pressurizados de combustível. O maior motor que utiliza essa tecnologia possui 7100kg de empuxo no vácuo (há diferença entre empuxo no vácuo e empuxo sob efeito da gravidade), foi o Agena-D.

    Se o T-4000 tem 4000kg de empuxo, para se chegar a 30000kg, deve-se mais que multiplicar por 10 o empuxo. Com tecnologia de motores pressurizados, isso não é nada fácil! Dever-se-ia investir em motores com turbo-bombas.

    Vamos recordar aqui do blog essa matéria: http://brazilianspace.blogspot.com/2011/02/projeto-samf-sistema-de-alimentacao-de.html

    O que vemos na notícia nada mais é do que o mesmo princípio dos tanques de combustível do Tronador I, II e do T-4000.

    Fico feliz que você tenha gostado do meu palpite, caro Duda. O IAE certamente lhe fornecerá os números com precisão e com o rigor científico necessário.

    Infelizmente não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente ainda.

    Saudações.

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  12. Olá Observador!

    Veja bem amigo, em momento algum afirmei que a Argentina havia ultrapassado o Brasil na área de foguetes, afirmei sim que isso ocorreu na área de satélites, mas é uma opinião minha. O que eu quis demonstrar com essa série de notas postadas no blog é que se levarmos em conta que o programa de foguetes Argentinos ficou estagnado do governo do Carlos Menem até o ultimo governo do ex-presidente esposo da Cristina (não recordo o nome dele agora), quando então no primeiro governo dela começou a ter uma melhor atenção, é inquestionável o avanço alcançado por eles nesse período que não tem nem 10 anos, mesmo com as dificuldades financeiras vividas pela Argentina no mesmo período, e se o PEB continuar no ritmo que vai, sem o apoio do governo, e investindo em projetos estapafúrdios como o da ACS, poderá aí sim ser ultrapassado nos próximos anos. De qualquer já entrei em contato com o LAP do IAE solicitando informações sobre todos os foguetes desenvolvidos e em desenvolvimento no Brasil, além dos motores sólidos e líquidos e em breve postarei no blog uma nota para que o leitor possa fazer uma avaliação melhor do atual estágio de desenvolvimento brasileiro e argentino.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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  13. Hola.Para poder comprender mejor el porque de la gran diferencia de capacidades de carga de los proyectos de ambas naciones deberian entender el concepto de "satelites modulares"...Por favor leanlo antes de seguir debatiendo. Saludos.

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