Confirmado, a AEB Já Tem Novo Presidente

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (28/02) no site do jornal “O VALE” confirmado que o senhor José Raimundo Coelho, atualmente diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, aceitou o convite do ministro Marco Antônio Raupp para assumir a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Duda Falcão

REGIÃO

AEB Já Tem Novo Presidente

José Raimundo Coelho aceita convite para comandar agência
e deixa vago cargo no Parque Tecnológico de São José

Arthur Costa
São José dos Campos
28 de fevereiro de 2012 - 03:26

Divulgação

O diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, José Raimundo Coelho, é o novo presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira). O anúncio oficial será feito hoje, quando a nomeação do cientista deve aparecer no boletim do Diário Oficial da União. Coelho não quis comentar o assunto ontem. Disse que prefere se manifestar depois da confirmação da mudança pelo governo.

Ontem pela manhã, ele participou da aula magna do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e, ao lado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, desconversou sobre o assunto. “O anúncio será feito na hora certa”, disse Coelho.

Convidado por Raupp no final de janeiro, Coelho estava dividido quanto ao convite. Amigo do ministro do MCTI desde a década de 80, quando trabalharam juntos no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o matemático não queria abandonar projetos iniciados no Parque Tecnológico.

A presidência da AEB estava vaga desde a saída de Raupp, então presidente da agência, para a chefia do MCTI no final de janeiro.

Coelho estava à frente do Parque desde março de 2011, quando assumiu a entidade exatamente no lugar de Raupp que, à época, assumia a AEB.

Essa relação próxima entre Raupp e Coelho desagrada o sindicato da categoria (leia texto nesta página).

Futuro - Ainda não há definição sobre o substituto de Coelho na direção do Parque. A prefeitura participou de reuniões para auxiliar na escolha de um possível sucessor do matemático.

José de Mello Corrêa, secretário de Desenvolvimento Econômico de São José e membro do conselho administrativo do Parque, não foi localizado para comentar o assunto. Pelo regimento interno da entidade, o diretor de planejamento, Paulo Goulart De Miranda, deve assumir interinamente a direção do local.

Currículo - Coelho foi professor do departamento de Matemática da UnB (Universidade de Brasília), da PUC do Rio de Janeiro, e do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

No INPE, exerceu várias funções de gerenciamento de alto nível, entre elas, a gerência geral do programa de satélites sino-brasileiros CBERS e a vice-diretoria do Departamento de Engenharia.

Na AEB, prestou assessoria à Presidência.

Na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) foi diretor tesoureiro durante os três últimos mandatos consecutivos.

SAIBA MAIS

Mudança

José Raimundo Coelho será anunciado hoje como presidente da AEB.

Raupp

Ligação de Coelho com o ministro do MCTI vem desde a década de 80.

Parceria

Trabalharam juntos na direção do INPE entre 1985 e 1988.

No INPE, foram responsáveis pela implantação do programa de satélites sino-brasileiro CBERS.

Foram responsáveis pela criação do Parque Tecnológico de São José, modelo levado a outras cidades do país.

Quando Raupp deixou o Parque para assumir a AEB, Coelho assumiu o Parque.

Currículo

Matemático, foi professor do departamento de Matemática da UnB, da PUC do Rio de Janeiro, e do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Nova York, EUA. Já foi tesoureiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Sindicato diz que Teme por Perda de Poder no INPE

São José dos Campos - A nomeação de José Raimundo Coelho como presidente da AEB desagrada o SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial).

A linha de pensamento do matemático voltada para a atração de empresas privadas ao setor de pesquisas é o motivo da desconfiança.

“A OS (Organização Social, modelo de gestão do Parque) traz consigo uma série de problemas. Não há mecanismos de fiscalização, o que gera facilidade em compras e contratação de pessoas. Pensamos que nesta área, as contratações devem ser feitas pelo Estado, com realização de concursos”, disse Barbosa.

O presidente do sindicato disse temer pelo enfraquecimento do INPE, agora diretamente vinculado à AEB com a reestruturação do MCTI implantada este ano.

“José Raimundo é do mesmo estilo do Raupp. Com a mudança, a AEB terá muito mais poder. O INPE não tinha subordinação à AEB e agora tem”, afirmou o sindicalista.

Decisão - A escolha de Coelho como presidente da AEB deve acelerar o anúncio do novo diretor do INPE.

Dos nomes especulados como integrantes da lista tríplice escolhida por uma comissão especial, o de Leonel Fernando Perondi seria o único que não agrada Raupp.

O ministro se comprometeu na última semana a anunciar o sucessor de Gilberto Câmara na direção do instituto até “os primeiros dias de março”.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 28/02/2012

Comentário: Bom, agora está realmente confirmado e falta o Raupp definir o novo diretor do INPE. Em nossa opinião o melhor nome para o INPE entre os que fazem parte da lista apresentada ao Raupp é o do Petrônio Noronha de Souza, e vamos torcer que o mesmo seja o escolhido. Já a escolha do senhor José Raimundo Coelho para a presidência da AEB (como já havíamos dito) não era o que esperávamos, mas enfim, espero, torço e desejo que o mesmo venha realizar uma boa gestão a frente de nossa agência espacial.

Comentários