CLA Recebe Comunidades Quilombolas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (07/02) no site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)” destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), recebeu na última quarta-feira 01/02, representantes de 20 comunidades quilombolas e de outras instituições.

Duda Falcão

CLA Recebe Comunidades Quilombolas

Comunicação Social – DCTA
07/02/2012

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), recebeu na última quarta-feira 01/02, representantes de 20 comunidades quilombolas, membros de entidades religiosas e organizações de classe como sindicatos e associações locais. Também participaram do encontro, o Brigadeiro R/1 Wágner Santilli, Gerente de Relações Corporativas da Alcântara Cyclone Space (ACS) e a Secretária de Estado de Igualdade Racial do Maranhão, Claudett Ribeiro. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos em desenvolvimento pela Agência Espacial Brasileira (AEB) visando melhorias da qualidade de vida das populações em torno do CLA. Os projetos sociais estão sendo desenvolvidos em conjunto com organizações parceiras, como o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (IBRADES). A atividade foi apoiada pela Alcântara Cyclone Space (ACS). A empresa é uma binacional criada em 2006 a partir de acordos firmados entre os governos brasileiro e ucraniano. Pelos acordos estabelecidos entre os dois países, um novo sítio de lançamento em construção na área do Centro de Lançamento de Alcântara, colocará satélites em órbita por meio do foguete Cyclone-4.

As atividades do encontro ocorreram no Auditório do Centro Técnico com as boas vindas aos participantes do Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor Interino do CLA. Em seguida, Eloi Ferreira de Araujo, Presidente da Fundação Cultural Palmares, destacou os avanços alcançados pelas comunidades afro descendentes nos últimos anos. Contudo, o mesmo chamou atenção para a necessidade de políticas de inclusão dos quilombolas que ainda se fazem necessárias. O Diretor Interino da Agência Espacial Brasileira (AEB), Thyrso Vilella Neto, mostrou informações sobre o Programa Espacial Brasileiro aos convidados. Na seqüência, o Coronel Aviador R/1 Nilo Sérgio de Oliveira Andrade, Ex-diretor do CLA e atual Diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB, apresentou as entidades parceiras em projetos de desenvolvimento para cidade de Alcântara.

Com as apresentações, a população local, tomou conhecimento do novo atracadouro que começará a ser construído no próximo ano. O novo atracadouro receberá recursos oriundos do Governo Federal repassados para a Agência Espacial Brasileira e será mais uma opção de locomoção até São Luís. Outros projetos foram apresentados pelo Instituto Cidadania Empresarial (ICE) que congrega empresas e organizações do terceiro setor para promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. Boas práticas de inserção no setor produtivo com a geração de empregos e renda foram demonstradas pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (IBRADES) como usina de resíduos para reciclagem e fabricação de tijolos com materiais de baixo custo para construção de casas populares. Todas as propostas estão sintetizadas no projeto “Alcântara Sustentável” a ser implantado ao longo dos próximos anos na cidade maranhense. Durante o encontro os presentes puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões para o aperfeiçoamento e melhoria dos projetos. Ainda, tiveram a oportunidade de dialogar e conhecer as ideias do novo Diretor do CLA em torno de assuntos como acesso a recursos e terras, segurança das atividades espaciais e políticas sociais voltadas para as comunidades quilombolas remanescentes da península alcantarense.


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) 

Comentários