Nova Companhia Planeja Colocar Satélite em Órbita Até 2014

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (13/02) no site “VALOR ON LINE” e posteriormente postado no site “www.defesanet.com.br“, destacando que nova companhia planeja colocar em órbita o Satélite SGB em 2014.

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - ESPECIAL ESPAÇO - TECNOLOGIA

Nova Companhia Planeja Colocar
Satélite em Órbita Até 2014

VALOR ON LINE
13 de Fevereiro, 2012 - 09:59 (Brasília )


Nas próximas semanas será oficialmente lançada a empresa resultante de uma parceria entre a Telebrás e a Embraer, criada para liderar o processo de construção e operação de um satélite geoestacionário. Ainda neste semestre, essa sociedade colocará na rua o edital para contratação da companhia que apoiará a fabricação do equipamento. Serão dois anos de construção, com a sede da nova empresa em São José dos Campos (SP). A Embraer terá participação de 51% e a Telebrás, de 49%. A previsão de lançamento é 2014. "Já temos a posição orbital definida. Esse projeto começa a ser tocado no próximo mês", diz Caio Bonilha, presidente da Telebrás.

A compra dos equipamentos que compõem o satélite será feita por etapas. Para este ano, a previsão é de investir R$ 56 milhões no projeto. A construção do satélite tem a participação dos ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência e Tecnologia. Para a Telebrás, diz Bonilha, o equipamento servirá de apoio à disseminação da banda larga em regiões remotas que não forem alcançadas pela fibra óptica. Com o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) está prevista a cobertura de até 4,2 mil municípios por meio de cabos. Ao satélite caberá a cobertura adicional das demais 1,3 mil cidades do país. Para o Ministério da Defesa, o satélite servirá para centralizar informações consideradas críticas para o governo. "Será um tipo de backup de informações consideradas estratégicas."

A viabilização de um satélite geoestacionário brasileiro é acompanhada de perto pela presidente Dilma Rousseff, que quer a nacionalização dessa indústria, já que os componentes que darão vida ao equipamento serão fornecidos majoritariamente pelo mercado internacional. Incluído no programa plurianual (PPA) de 2012-2015, o satélite tem uma previsão de investimentos de aproximadamente R$ 700 milhões. "As empresas que fabricam satélites fazem parte de um grupo muito restrito em todo o mundo, e o governo vislumbrou uma oportunidade de retomar seu programa espacial geoestacionário. Faremos parte desse grupo", afirma Bonilha.

A preocupação de lançar o equipamento até 2014 se deve ao fato de que, em dois anos, vencerá o prazo para que o Brasil ocupe a reserva feita para duas posições orbitais a que o país tem direito no espaço para aplicações na área de defesa, conforme as regras definidas pela União Internacional das Telecomunicações (UIT).


Fonte: Site VALOR ON LINE via Site www.defesanet.com.br

Comentário: Se esta informação de que em dois anos vencerá o prazo para que o Brasil ocupe a reserva feita para as duas posições orbitais a que o país tem direito no espaço, conforme as regras da União Internacional das Telecomunicações (UIT) for verdadeira, estamos ferrados. Afinal não existe qualquer possibilidade desse satélite ser lançado em 2014 e essa é mais uma propaganda de cunho político irresponsável e que na verdade tem o objetivo de manter a imagem do governo sob uma ótica favorável politicamente perante a sociedade. Duvidam? Cobrem de mim em 2014, pois estarei cobrando do governo DILMA.

Comentários