AEB/DCTA Vão a Ucrânia Discutir Novos Projetos Espaciais

Olá leitor!

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (08/03) uma interessante informação de que o Diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da AEB, NILO SERGIO DE OLIVEIRA ANDRADE, fará parte da comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) como representante da agência nas discussões sobre as possíveis áreas de cooperação técnica e científica a serem firmadas entre a SSAU/YUZHNOYE e a AEB/DCTA, com vistas ao treinamento de especialistas brasileiros no trato com a Hidrazina; desenvolvimento de motores a propelente líquido, dentre outras áreas, previsto para ocorrer no período de 10 a 21/03 em Donetsk, na Ucrânia.

Ainda não conseguir informações quais deverão ser os militares que farão parte dessa comitiva do DCTA, mas acredito que entre eles deverão estar os Brigadeiros Pohlmann, Pantoja e Kasemodel e o Cel. Avandelino Santana Jr.

Para mim, fica claro que essa nova iniciativa visa amenizar o desastroso acordo que gerou a mal engenhada ACS acertado pelo incompetente Roberto Amaral e vale lembrar que essa iniciativa foi acordada com o Raupp e o ex-ministro Mercadante durante a última passagem deles pela a Ucrânia no ano passado.

Entretanto leitor, continuo achando que o emprego da hidrazina em motores-foguetes líquidos (com exceção em motores de satélites, sondas espaciais, e estágios de foguete que atuem fora da atmosfera terrestre, ou seja, no vácuo do espaço) é um tremendo de um retrocesso e essa atividade deveria ser banida definitivamente das atividades espaciais pela comunidade internacional.

Espero e torço para que o DCTA/IAE utilize-se dessa possibilidade que surge para aglutinar experiência no desenvolvimento de motores-foguetes líquidos adaptando-os para o uso de propelentes mais ecologicamente corretos. NÃO A HIDRAZINA.

Duda Falcão


Fonte: Diário Oficial da União (DOU) - pág. 8 - Seção 2 - 08/03/2012

Comentários

  1. Duda, fica aqui minha sugestão para que se faça uma reportagem sobre os males da Hidrazina ao corpo humano e o histórico da mesma no uso da pesquisa espacial.

    ResponderExcluir
  2. Boa sugestão Ricardo!

    Vou estudar o assunto e preparar uma matéria. Valeu amigo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário