quarta-feira, 28 de março de 2012

CLBI Irá Lançar Dia 29/03 Novo Foguete do Modelo FTB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/03) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) irá lançar dia 29/03 mais um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Duda Falcão

Espaço

Lançamento de Foguete na
Barreira do Inferno (RN) Está
Previsto para o Dia 29/3

Agência Força Aérea
28/03/2011 - 11h38

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), realizará (29/03) lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), artefato capaz de atingir até 30 km de altitude, na chamada Estratosfera. O objetivo é capacitar o CLBI a lançar e rastrear foguetes, além de obtenção de dados de voo para a qualificação e certificação do FTB.

O foguete de 68,3 kg e 3,05 metros de comprimento queima por apenas 4 segundos, o que é suficiente para uma aceleração de até 35 vezes a força da gravidade. O FTB faz parte de uma família nacional de foguetes desenvolvida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e fabricada pela empresa brasileira Avibrás.

Esse será o primeiro de uma série de lançamentos prevista no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) para o ano de 2012. Além do CLBI e do DCTA, participam do treinamento outras unidades do Comando da Aeronáutica, Agência Espacial Brasileira (AEB), o 3° Distrito Naval e a Avibrás.

Lançamento do FTB da Operação Barreira V
CLBI - 20/10/2011


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) 

3 comentários:

  1. Caro Duda
    Quando o Brasil vai para de lançar esses busca-pés de São João e começar a fazer FOGUETES de verdade ?

    ResponderExcluir
  2. Caro Iurikorolev!

    Não concordo que esse foguetes sejam busca-pés, são na verdade foguetes necessários para manter os técnicos tanto do CLBI quanto do CLA bem treinados, e vem cumprindo adequadamente essa missão. Agora, quanto a sua pergunta sobre quando o Brasil começará a fazer foguetes de verdade para missões que envolvam a colocação de satélites no espaço, só mesmo os energúmenos de Brasília poderão lhe responder. Entretanto, de uma manheira geral eu lhe diria que isso ocorrerá quando eles começarem a construir um programa espacial de verdade.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo Brazilian Space. Devemos ver novos sistemas. Até a ESA fez o vôo teste do VEGA, e não foi só um "busca-pé"... Do que adianta criar algo do nada e não testar. Isso só iria colocar em risco espaçonaves de milhões de dólares, a vida (ou mesmo a profissão) de muitos técnicos e a integridade da base de lançamento.
    Devemos testar todos os sistemas, ver a performance e ver se tudo está como o esperado. Se não seria como brincar de roleta russa...

    ResponderExcluir