IEAv Participa de Projeto no Peru Sobre Radiação Cósmica

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (16/03) no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que o servidor do instituto, Dr. Cláudio Antônio Federico, participou de um projeto no Peru sobre "Efeitos da Radiação Cósmica em Microeletrônica".

Duda Falcão

Servidor do IEAv Participa de
Projeto Sobre Efeitos da
Radiação Cósmica em Microeletrônica

16/03/2012

O servidor do Instituto de Estudos Avançados (IEAv/DCTA), Dr. Cláudio Antonio Federico, participou de uma missão ao Peru no período de 09 a 13 de março, onde foi participar de um Grupo de Trabalho sobre os efeitos da radiação cósmica em circuitos microeletrônicos. O trabalho foi realizado dentro do escopo de um projeto multinacional denominado projeto HARMLESS (acrônimo de High Altitude Remotely Monitored Laboratory for the Evaluation of the Sensitivity to SEUs / Laboratório Remotamente Monitorado de Alta Altitude para a Avaliação da Sensibilidade à SEUs), pertencente ao programa de cooperação internacional STICAmSud/CAPES.

A idéia principal do projeto é aproveitar as maiores altitudes existentes na região do altiplano dos Andes (mais que 4000 metros) para avaliar alguns locais passíveis de serem utilizados para a instalação de um Laboratório de alta altitude para testes de circuitos microeletrônicos. Este tipo de laboratório utiliza-se da maior incidência de radiações cósmicas em altas altitudes para realizar testes acelerados de efeitos da radiação em microeletrônica. Um exemplo de laboratório deste tipo existe nos Alpes Franceses e a expectativa é que se consiga identificar locais em que a maior incidência de radiação justifique a construção de um laboratório com melhor relação custo/benefício do que os existentes.

A participação do Brasil neste projeto pode ser considerada estratégica para pesquisas futuras e está relacionada à medição dos nêutrons oriundos da interação da radiação cósmica na atmosfera. Também participam deste projeto pesquisadores do IPEN/CNEN-SP (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), das Instituições Francesas ONERA (Office National d’Etudes et de Recherches Aérospatiales / Escritório Nacional de Estudos e Pesquisas Aeroespaciais) e TIMA (Techniques of Informatics and Microelectronics for integrated systems and Architecture / Técnicas de Informática e Microeletrônica para Sistemas Integrados e Arquitetura), da Peruana PUCP (Pontificia Universidad Católica de Peru / Pontifícia Universidade Católica do Perú) e da Argentina CNEA (Comisión Nacional de la Energía Atômica/ Comissão Nacional de Energia Atômica).

Da esquerda para a direita: Dr. Fabrice Pancher (TIMA-Fr.),
Dr. Raoul Velazco (TIMA-Fr.), Dr. Carlos Cardenas (PUC-Pe)
e Dr. Cláudio Federico (IEAv/DCTA-Br.)

Da esquerda para a direita: Dr. Cláudio Federico (IEAv/DCTA-Br.),
Dr. Carlos Cardenas (PUCPe), Dr. Raoul Velazco (TIMA-Fr.)
e Dr. Fabrice Pancher (TIMA-Fr.).


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) 

Comentários