Incêndio em B. na Antártida Não Atingiu Mód. Meteorológico

Olá leitor!

Segue abaixo mais uma notícia postada ontem (23/03) no site da “Agência Brasil” destacando que mesmo depois de incêndio a Estação Antártica pode ter mantida coleta e armazenamento de Dados Meteorológicos.

Duda Falcão

Nacional

Mesmo Depois de Incêndio, Estação
Antártica Pode Ter Mantido Coleta e
Armazenamento de Dados Meteorológicos

Vítor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo
23/03/2012 - 13h25

Rio de Janeiro – O módulo meteorológico da Estação Antártica Comandante Ferraz pode ter continuado a coletar e armazenar dados de pesquisa, mesmo depois do incêndio que atingiu a base há um mês. O módulo, que fica afastado da parte principal da base, destruída pelo incêndio, funciona por meio de baterias e pode ter recolhido informações referentes à temperatura, direção e intensidade do vento, umidade relativa do ar e pressão atmosférica.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a estação meteorológica, chamada de Meteoro, tem baterias com carga suficiente para manter o funcionamento dos equipamentos por um mês.

O módulo funciona automaticamente sem a necessidade de pesquisadores no local. Missões do INPE viajavam regularmente à estação apenas para fazer a manutenção da unidade.

A estação, que também transmitia os dados em tempo real à sede do INPE, no Brasil, parou de transmitir informações às 2h do dia 25 de fevereiro, justamente no momento em que o incêndio atingia a casa de máquinas principal da Comandante Ferraz. Por isso, não há como ter certeza se a coleta e o armazenamento de dados foram mantidos.

Uma equipe de quatro técnicos do INPE está neste momento na Ilha Rei George, verificando a situação dos equipamentos e instalando painéis solares e novas baterias no módulo Meteoro. A ideia é que as novas fontes de energia continuem alimentando do módulo, a fim de manter a coleta, o armazenamento e até a transmissão dos dados. Os painéis devem ser instalados até o final da próxima semana.

Ainda que o INPE não consiga retomar a transmissão remota dos dados, a prioridade é garantir que os dados continuem a ser coletados e armazenados até que o núcleo da Estação Antártica seja reconstruído. O objetivo é manter a série histórica dos dados, iniciada no verão de 1984/1985.

Segundo o diretor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jefferson Simões, módulos de outros tipos de pesquisa, que tampouco foram afetados pelo incêndio, também podem ter mantido a coleta e o armazenamento durante algum tempo. “Tem vários módulos que continuaram coletando dados. O problema é que eles tinham bateria para uma semana, 15 dias, um mês. Então, aos pouquinhos, eles vão parando”, disse Simões.

Na madrugada do dia 25 de fevereiro, um incêndio atingiu a casa de máquinas da Estação Antártica. Cerca de 60 pessoas estavam no local no momento do acidente. Dois militares que integravam o grupo-base da Marinha, responsável pela manutenção da base, morreram e um ficou ferido quando tentavam apagar o fogo. A construção da nova base só deve começar no final de 2013.


Fonte: Site da Agência Brasil 

Comentários