Ab. Inscrições para Curso de Inverno Sobre Tec. Espaciais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que 'alunos de graduação' podem se inscrever ao “Curso de Inverno Sobre Tecnologias Espaciais” até 15/06.

Duda Falcão

Alunos de Graduação Podem se Inscrever ao
Curso de Inverno Sobre Tecnologias Espaciais

Segunda-feira, 28 de Maio de 2012

Até 15 de junho estão abertas as inscrições ao Curso de Inverno – Introdução às Tecnologias Espaciais, que será realizado de 10 a 26 de julho no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

Promovido pela Divisão de Sistemas Espaciais da Coordenadoria Geral de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE), o curso aborda ainda temas complementares de pesquisa e desenvolvimento de outras áreas do INPE, como Matemática e Computação Aplicada, Ciência Espacial, Meteorologia e Observação da Terra.

“O curso é voltado para alunos de graduação interessados em aprofundar conhecimentos em sistemas e tecnologias espaciais, visando determinada missão espacial, com ênfase em projeto, construção, testes e operação de satélites”, informa Wilson Yamaguti, da ETE/INPE. “O curso também tem se mostrado uma oportunidade interessante para treinamento de pessoal e para troca de experiências com os especialistas da área”.

Durante o curso, serão tratadas as características de cada um dos subsistemas/equipamentos de bordo de satélites, considerando restrições de sobrevivência ao lançamento e ao ambiente hostil durante sua vida útil.

Os participantes também terão a oportunidade de visitar as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e do Centro de Rastreio e Controle (CRC) de satélites do INPE.

As palestras serão realizadas sempre das 8h às12h e das 13h30 às 17h30, no período de 10 a 20 de julho. Já o estágio técnico está programado para o período de 23 a 26 de julho. Os participantes que já estejam realizando atividades na área espacial poderão ser dispensados do estagio técnico a critério da Comissão Organizadora.

As inscrições devem ser feitas através da página do evento: http://www.inpe.br/ci/2012/index.php

Os candidatos receberão os resultados de aceite final de sua participação até 2 de julho. Mais informações com Carolina (secretaria.dse@dss.inpe.br (12) 3208-7062) e Marcos Sanches (marcos@dss.inpe.br (12) 3208-7103).


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários