INPE Conquista Prêmios do Setor Geoespacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o INPE conquistou o primeiro lugar da categoria “Melhor Instituição de Ensino e Pesquisa” do Prêmio MundoGEO#Connect e também foi o vencedor da categoria “Marca Mais Lembrada –GIS LIVRE” do SPRING.

Duda Falcão

INPE Conquista Prêmios do Setor Geoespacial

Quarta-feira, 30 de Maio de 2012

Mais uma vez, o primeiro lugar na categoria “Melhor Instituição de Ensino e Pesquisa” do Prêmio MundoGEO#Connect ficou com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que teve ainda o SPRING como vencedor na categoria “Marca Mais Lembrada – GIS Livre”.

Escolhidos pelo público em votação aberta pela internet, os vencedores foram anunciados na noite desta terça-feira (29/5) durante o MundoGEO#Connect, evento que nesta semana reúne a comunidade do setor geoespacial da América Latina no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A premiação interativa elege as melhores instituições, produtos e profissionais que, por sua atuação inovadora, fazem o setor crescer de forma sustentável. O INPE também ficou entre os 3 finalistas na categoria "Instituição Pública de Maior Destaque", assim como o pesquisador Gilberto Câmara, pela segunda vez indicado a “Personalidade do Ano do Setor de Geotecnologia”.

SPRING

Desenvolvido no INPE, o SPRING é o software livre de informação geográfica mais utilizado no Brasil por pesquisadores e estudantes em universidades e instituições públicas e privadas. Destinado a aplicações de sensoriamento remoto e mapeamento, o SPRING possui mais de 160 mil usuários cadastrados - cerca de 25% desse total estão na Colômbia, Estados Unidos, Argentina, entre outros países.

Com funções de processamento de imagens, análise espacial, modelagem numérica de terreno e consulta a bancos de dados espaciais, o SPRING pode ser utilizado em áreas diversas como agricultura, gestão ambiental, estudos de florestas, geografia, geologia, planejamento urbano e regional.

Mais informações na página http://www.dpi.inpe.br/spring/

Workshop

O SPRING é um dos produtos que será apresentado pelo INPE durante workshop, com entrada franca, que será realizado no ambiente do MundoGEO#Connect nesta quinta-feira (31), das 14 às 17 horas. Na oportunidade também serão apresentados aplicativos da TerraLib, o TerraHidro, para modelos hidrológicos, o TerraMA2, para monitoramento, análise e alerta de desastres ambientais, e as atividades de monitoramento da cana-de-açúcar via imagens de satélite.

Os interessados devem se credenciar para visitar a feira do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2012 através do link http://mundogeoconnect.com/2012/credenciamento/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários