Natal Sedia Simpósio Internacional em Mudanças Climáticas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a cidade de Natal (RN) está sediando desde ontem (27/05) um “Simpósio Internacional em Mudanças Climáticas”.

Duda Falcão

Natal Sedia Simpósio Internacional
em Mudanças Climáticas

Segunda-feira, 28 de Maio de 2012

De 27 de maio a 1º de junho, em Natal (RN), os impactos e vulnerabilidades do Nordeste às mudanças climáticas são discutidos durante simpósio internacional promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O simpósio reúne cientistas e alunos de pós-graduação das instituições participantes e da comunidade científica em geral, contribuindo com o ensino e a realização de pesquisas, bem como incentivando parcerias institucionais e a cooperação internacional com enfoque na formação de recursos humanos no Brasil em Ciências Climáticas.

Segundo os organizadores, espera-se gerar um ambiente de discussões visando um maior amadurecimento dos estudos sobre os possíveis impactos das mudanças climáticas para adaptação, vulnerabilidade e mitigação.

“Serão debatidas as principais questões emergentes da relação entre o ambiente e a saúde por meio de mesas redondas, painéis e apresentações de conferencistas de renome nacional e internacional”, conta Neusa Paes Leme, pesquisadora do Centro Regional do Nordeste do INPE, sediado em Natal.

O evento compreenderá cinco temas: Ocean-Atmosphere Interaction; Extreme Events and the Coastal, Tropical, Semi-Arid Regions; Observing the Atmosphere and the Ocean: in situ & satellite techniques; Climate Modelling; e Environmental and Social Mitigation Measures and Adaptation.

O 1st International Symposium on Climate Change, Impacts and vulnerabilities in Brazil: Preparing the Brasilian Northeast for the future (CCIV2012) também conta com a parceria do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Mais informações na página http://www.ccet.ufrn.br/cciv2012/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários