Resultados do Projeto CHUVA São Discutidos no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/02) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que após dois anos de atividades os resultados do Projeto CHUVA serão discutidos no INPE.

Duda Falcão

Resultados do Projeto CHUVA São Discutidos no INPE

Quarta-feira, 23 de Maio de 2012

Após dois anos de atividades em diferentes regiões brasileiras, o projeto CHUVA promove o I Workshop Científico no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), nos dias 24 e 25 de maio. Serão apresentados os resultados das campanhas científicas, pesquisas e trabalhos realizados nos cinco grupos temáticos que compõem o projeto.

Financiado pela FAPESP e coordenado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, o projeto tem como finalidade compreender os diferentes regimes de chuva do país. Além das medidas, a grande infraestrutura de equipamentos, incluindo um radar de última geração para medidas de chuva, vem permitindo o monitoramento de chuvas em tempo quase real durante a realização dos experimentos.

As campanhas científicas já estiveram em Alcântara (MA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e São José dos Campos (SP). Neste último, entre novembro do ano passado e março deste ano, as medidas englobaram as regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte Paulista e Grande São Paulo, além do monitoramento de chuvas e de relâmpagos, cujos resultados serão apresentados no evento.

Para o workshop foram submetidos 59 artigos que apresentam e discutem os dados coletados durante as campanhas em áreas ainda pouco estudadas no país, como: modelagem numérica em alta resolução, microfísica das nuvens, eletricidade atmosférica, sistemas convectivos e previsão imediata (nowcasting). Na sexta-feira (25/5), os coordenadores do projeto vão discutir a preparação da próxima etapa do CHUVA - o CHUVA-SUL - que será em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O experimento iniciará entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

A programação do evento está na página:



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários