Lançamento do VLS-1 VO4, Isto é, Se Dilma Deixar

Olá leitor!

Trago agora para você um maravilhoso vídeo animação produzido pelo Instituto de Aeronáutica de Espaço (IAE) que representa um sonho, sonho de uma nação que quer ser grande, de um povo que representado pelo sua classe mais esclarecida, entende a necessidade e a importância que tem para um país com as dimensões territoriais do Brasil, o investimento na Área Espacial, mas que infelizmente não conta com essa visão compartilhada pelo seu irresponsável governo que, por dois anos consecutivos, vem prejudicando sensivelmente com seus cortes orçamentários os rumos do Programa Espacial Brasileiro (PEB) e da ciência e tecnologia como um todo.

Trata-se do vídeo do lançamento do "VLS-1 V04", que estava previsto para ocorrer em 2014 e que agora está seriamente ameaçado de sofrer novos atrasos devido a essa política irresponsável capitaneada pela Presidente DILMA ROUSSEFF e seus palhaços dos Ministérios do Planejamento e da Fazenda.

Nesse primeiros meses de 2012 onde países como o Iran e o Vietnam lançaram satélites no espaço, estarmos aqui 51 anos após a criação de nosso programa espacial, lutando sem êxito para alcançar esse sonho já alcançado por esses países, não por falta de tecnologia ou de conhecimento tecnológico para fazê-lo, mas por causa da falta de atitude de um governo irresponsável capaz de cortar em 2012 do orçamento do PEB aproximadamente R$ 50 milhões em relação ao orçamento do ano anterior (que já havia sido diminuído), quando na realidade deveria é ter aumentado até pelo menos algo em torno de R$ 800 milhões anuais, e invés disso investe bilhões de dólares em obras faraônicas, em eventos esportivos e em programa sociais de cunho político. Já se dizia de forma ufanista no início dos anos 70, durante o governo do ex-presidente Emilio Garrastazu Médici,  a frase: "Brasil, Ame-o ou Deixe-o". Fazer o que?

Duda Falcão

Vídeo animação do lançamento do VLS-1 V04


Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

  1. Já comentei com sincera indignação sobre o absurdo de fornecermos verba de gabinete, cargos de confiança sem concurso, salário gordo E carro oficial aos nossos parlamentares, vereadores e demais parasitas da máquina pública. Se pegássemos esse dinheiro jogado fora e investíssemos 10% nas nossas instituições de pesquisa teríamos um programa espacial de primeira linha em 15 anos.

    Fazer o que? É melhor esperar que alguém de coragem e cara limpa apareça e resolva essa baderna que é nossa máquina públic e reoriente o nosso país dentro de um plano estratégico que, indubitavelmente deve conter o programa espacial dentre suas prioridades.

    ResponderExcluir
  2. Vídeo sensacional! A equipe do IAE está de parabéns! Agora vamos torcer e muito para que em 2014 saia tudo como esperado!
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Danilo!

    Caro amigo, essa infelizmente é a cultura vigente e não temos como fugir disso no momento. Para que isso seja mudado é preciso primeiro ocorrer uma revolução cultural no seio da própria sociedade brasileira, pois esses energúmenos Danilo saem do meio da própria sociedade e é por isso que o ditado diz: "Todo povo tem o governo que merece". O problema é que essa revolução cultural leva tempo para se implantada de forma que dê resultados, pois já somos 200 milhões de brasileiros e a grande maioria segue o "slogan do Gerson", ou seja: "Levar vantagem em tudo, certo!". É preciso resgatar valores perdidos pela sociedade nos últimos 40 anos, e que são fundamentais para a consolidação de uma nação de verdade. Enquanto isso não ocorrer, não irá surgir essa pessoa de coragem citada por você e continuaremos convivendo com esses energúmenos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Olá Ramir!

    Torcer sim amigo, sempre, mas a realidade é que as esperanças de que isso venha acontecer são mínimas.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Duda.
    Belíssimo vídeo.
    Agora, duas pequenas observações (na verdade, pequenas dúvidas):
    1-no início na "montagem" dos motores auxiliares, me pareceu q seus tubos foram formados por duas metades. Esses tubos não são inteiriços e sem costura?
    2-teria eu visto imagens de propaganda de empresas privadas na TMI (p. ex. HP)? Seria isso algum bom indício?

    Abs,
    Élvio

    P.S.: Enquanto isso, na Sala de Justiça (nos States)...rsrs: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,astronautas-entram-em-primeira-espaconave-privada,878336,0.htm

    ResponderExcluir
  6. Olá Élvio!

    Respondendo as suas perguntas:

    1- Sim, todos os motores dos quatro estágios são inteiriços.

    2- Sim, são as propagandas de duas empresas, a "Jaraguá" que construiu a TMI, e de uma outra empresa, acredito que a responsável pela parte eletrônica de todo sistema da plataforma. Quanto a isso ser um bom indício, bom Élvio elas foram apenas as contratadas pelo COMAER (foram as empresas vencedoras da concorrência) para construírem a plataforma. Se isso é um bom indício, fica a seu critério.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo , muito bom esta animação , só que me deixou uma duvida, no caso do VLS-1 são acionados os 4 booster eles completam a queima só dai é ligado o primeiro estagio depois os booster são descartados essa sequencia está correta ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá André!

    Primeiro acende os quatro motores do primeiro estágio, depois o motor do segundo estágio que esta entre esses quatro motores do primeiro estágio e depois em sequencia os dois últimos motores. Sendo que o ultimo motor (o S44) pode ser no futuro substituído pelo motor líquido L5 ou mesmo o motor líquido L15, dependendo da missão.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Tenho uma opinião bastante clara sobre o programa espacial brasileiro, especialmente o VLS. Acho que nossos engenheiros têm a capacidade de projetar lançadores melhores. O VLS, infelizmente, é tecnologia ultrapassada, só o governo que não quer enxergar isto. Sugestão: nossos engenheiros poderiam negociar com os russos a compra dos direitos de fabricar propulsores líquidos.

    ResponderExcluir
  10. Olá João Gabriel!

    Você tem razão, e eles já estão fazendo, o VLM-1 é uma prova disso. Entretanto, não faz sentido abandonar um projeto que já está pronto, onde já foi gasto muito dinheiro e que pode ser muito útil para o país enquanto foguetes maiores não são desenvolvidos. Na realidade ele já deveria ter voado, pois não existe mais nenhum empecilho tecnológico que impeça isso, o que existe infelizmente é uma constância de cortes orçamentários desde 2003, devido aos debiloides do governo.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  11. Concordo contigo Duda, temos que colocar em órbita satélite menores para depois ir conquistando outras tecnologias e mudanças nos projetos para aumentar as cargas úteis a serem transportadas. Uma grande caminhada começa pelos primeiros passos. Não adianta tentar dar uma passo maior do que as nossas pernas alcançam. O Brasil não deve abrir mão dessa tecnologia produzida pelas nossas brilhantes mentes e pioneiras que compõe esse projeto. Mesmo porque o domínio dessas tecnologias servem de base para outros projetos que darão ao país uma maior soberania.

    ResponderExcluir
  12. vocês esqueceram de comentar o programa espacial Brasileiro , Cruzeiro do Sul, são foguetes Brasileiro que chegam até 4 toneladas de carga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário