Programa é Criticado em Encontro da SBPC

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada ontem (25/07) no site do jornal “O Estado de São Paulo” destacando que o programa “Ciências sem Fronteiras” foi criticado em encontro da 64ª SBPC.

Duda Falcão

Notícias

Programa é Criticado em Encontro da SBPC

Pelo menos 25 estudantes que estão no exterior não tiveram
a bolsa renovada e reclamam de falta de comunicação com o CNPq

Mariana Lenharo,
Enviada especial a São Luís (MA),
de O Estado de S. Paulo
25 de julho de 2012 - 3h 02

O programa Ciência sem Fronteiras foi alvo de críticas ontem na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Ciência (SBPC).

Durante a mesa-redonda Fronteira da Ciência sem Fronteiras foi questionada, por exemplo, a capacidade do País de absorver esses pesquisadores do exterior quando eles voltarem para o Brasil. "Se temos problemas com a absorção de recém-doutores, que têm dificuldade de se inserir no mercado, como vamos receber esses alunos?", observou a doutoranda Luana Bonone, presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).

A situação foi questionada por Helena Nader, presidente da SBPC. "Estamos mandando os melhores para fora. Mas queremos esses meninos de volta, aqui, para que esse conhecimento reverta para o Brasil", disse.

O fato de o programa não incluir os alunos das ciências humanas também foi criticado por vários dos presentes. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, disse que, com o início do programa, sobraram mais vagas nos programas de bolsa tradicionais da Capes e do CNPq, que estariam disponíveis para os estudantes dessas áreas. Para os alunos de graduação das ciências humanas, porém, não existe nenhuma opção parecida.

Guimarães também disse que o desempenho dos bolsistas tem surpreendido as universidades estrangeiras. "Fazem fila para fazerem acordos. Todos querem nossos estudantes."


Fonte: Site do jornal O Estado de São Paulo - 25/07/2012 

Comentários