UNESP Promove Escola Avançada de Astrofísica e Cosmologia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (20/07) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que o Câmpus de São Paulo desta  universidade estará promovendo até o dia 27/07 a Advanced School in Relativistic Astrophysics and Cosmology - Escola Avançada de Astrofísica e Cosmologia”.

Duda Falcão

Câmpus de São Paulo Promove Escola
Avançada de Astrofísica e Cosmologia

Atividades com 67 alunos vão até 27 de julho

Assessoria de Comunicação e Imprensa
20/07/2012

inovacaotecnologica.com.br
O Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) organiza até 27 de julho a Advanced School in Relativistic Astrophysics and Cosmology. Os coordenadores são George Matsas, do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, Câmpus de São Paulo, e Daniel Vanzella, da USP/São Carlos.

Um grupo de 67 alunos de vários países, como EUA, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, Índia e Venezuela, participam de atividades com especialistas do Brasil e do Exterior. As atividades começaram dia 16 de julho.

Informações sobre programação e lista de participantes estão em http://www.ictp-saifr.org/?page_id=1076 . Mais detalhes com George Matsas (matsas@ift.unesp.br).

O Instituto foi idealizado para ser um centro de excelência em física teórica na América do Sul. Além de organizar escolas avançadas e workshops internacionais, recebe pesquisadores visitantes e pós-doutores e promove intercâmbio entre alunos e cientistas do Brasil e do Exterior.

A criação do ICTP-SAIFR é fruto de uma parceria entre o IFT e o ICTP (Centro Internacional de Física Teórica), centro de pesquisas sediado em Trieste, Itália, e vinculado à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O ICTP-SAIFR é a primeira filial do ICTP no mundo e sua instalação na América do Sul conta com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O Instituto oferece em 2012 três escolas avançadas (do inglês schools, como são chamados os cursos internacionais de curta duração) e um workshop. A primeira escola ocorreu em janeiro, com um curso de matemática aplicado à biologia e 63 alunos de vários países (Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela além de Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal).

A segunda, sobre Astrofísica e Cosmologia, está ocorrendo agora; e a terceira, que tratará da computação voltada à pesquisa teórica, ocorrerá em novembro. “A partir do Brasil, nosso objetivo é integrar estudantes e pesquisadores dos países sul-americanos e promover a pesquisa em física teórica”, afirma Berkovits.

Mais informações sobre o ICTP-SAIFR estão disponíveis no site http://www.ictp-saifr.org/

Local das Atividades
Instituto de Física Teórica da Unesp
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo – SP, em frente à Estação Barra Funda do Metrô


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 

Comentários