Projetos Apresentados no 6º SePP&D do IAE

Olá leitor!

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica (COMAER), realizou (como havíamos informado anteriormente) de 07 a 09/08 um importante evento para o PEB, ou seja, o “6º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas - 6º SePP&D”.

Durante a realização dessa sexta edição do evento, que é realizado anualmente, diversos projetos em andamento foram apresentados pelos pesquisadores do instituto através de palestras e exibição de pôsteres.

Trago abaixo para você leitor alguns desses projetos que mais me chamaram a atenção.

Palestras (Apresentações):

* Otimização de Trajetória de Veículos Lançadores de Satélite - Alexandre Garcia (Maj. Eng. Alexandre Nogueira Barbosa, Gerente do Projeto)

* Isolante Térmico de Carbono/Carbono para Temperatura Até 1473K - Dr. Antonio P. Del´Arco Jr. e Dr. Gilton E. Ferreira

* Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais para Radomes Cerâmicos em Aplicações Espaciais - Dra. Cynthia C. M. Junqueira

* Projeto Tendências Futuras para Veículos Lançadores de Satélites uma Análise Prospectiva - Prof. Dr. Francisco Cristovão Lourenço de Melo (Coordenador do Projeto)

* Caracterização e Termodinâmica de Materiais para MFPL - Gilberto Carvalho Coelho (Dr. Daniel Soares de Almeida, Coordenador do Projeto)

* Balanço do Workshop Tendências Futuras para Veículos Lançadores - Joana Ramos Ribeiro

* Análise Numérica/Experimental do Veículo de Sondagem Sonda III com Detalhe da Interferência Empena/Fuselagem para Número de Mach 1,3 - João Batista Pessoa Falcão Filho

* O Veículo Lançador de Microsatélites - Dr. Luís Eduardo Loures

* Capacitação para o Desenvolvimento de Modelos Aerodinâmicos Aplicados a Configurações de Veículos Espaciais - Pesquisador Maurício Guimarães da Silva

* Motor Foguete a Propelente Líquido L75 - Dr. Daniel Soares de Almeida (Coordenador do Projeto)

* A Agenda Brasileira da Inovação - Carlos Américo Pacheco (Diretor do ITA)

* Aerodinâmica do VLS Concepção, Projeto & Revisão - Paulo Moraes Jr. (Coordenador do Programa Cruzeiro do Sul do IAE e Presidente da Associação Aeroespacial Brasileira - AAB)

* Obtenção de Ligas de Titânio para Proteção Térmica - Vinicius André Rodrigues Henriques

Pôsteres:

* Envelhecimento Acelerado de Propelente Sólido Compósito Aplicado a Motores FogueteLuciene Dias Villar

* Estudo do Perfil de Vento no CLA - Dr. Gilberto Fisch (Gerente)

* Desenvolvimento e Montagem de Condutivímetro para Avaliação de Materiais de Proteção Térmica - Luiz Claudio Pardini

* Capacitação no Cálculo de Confiabilidade e Aplicação de Ensaios Não Destrutivos em Motor Foguete a Propelente Sólido - Silvio Fazolli

* Atualização e Modernização do Sistema Principal de Geração de Potência e Melhoramentos no Controledo Túnel Transônico Piloto(TTP) do IAE - João Batista Pessoa Falcão Filho

* Ensaios Mecânicos a Altas Temperaturas de Compósitos - Francisco Piorino Neto

* Rede de Antena Adaptativa de Recepção do Sistema GPS para Aplicação Embarcada - Dra. Cynthia C. M. Junqueira

* Escoamento Atmosférico no CLA - Parte II - Ana Cristina Avelar

* Estudo de Interferências e da Compatibilidade Eletromagnética entre Antenas do 3° e 4° Estágios do VLS - Dra. Cynthia C. M. Junqueira

Caso o leitor queira dar uma olhada na lista completa das apresentações e dos pôsteres apresentados, visite o site do evento clicando aqui.

Vale dizer que, apesar da grande relevância dos projetos aqui apresentados, senti falta de alguma apresentação relativa aos projetos dos motores foguetes sólidos S50 e P36.

Além disso, fica aqui o registro de minha frustração em não ter comparecido esse ano a esse importante evento, devido a minha situação financeira, mas quem sabe no próximo ano.

Duda Falcão


Fonte: Com informações do site do evento.

Comentários