São José Ganha Observatório

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (12/08) no site do jornal “O VALE”, destacando que a cidade de São José dos Campos (SP) ganha seu Observatório Astronômico.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

São José Ganha Observatório

UNIVAP vai abrir neste mês novo espaço no Urbanova para
observação de fenômenos como eclipses; visitação é gratuita

LETÍCIA FARIA
São José dos Campos
12 de Agosto de 2012 - 02:26

Foto: Victor Moriyama
Professor Cássio Leandro mostra o Observatório da UNIVAP

A UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) vai abrir para visitação neste mês o Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Antônio de Souza Teixeira Júnior.

Localizado no campus Urbanova, em São José, o observatório foi criado com investimento de R$ 1 milhão e contou com apoio da FVE (Fundação Valeparaibana de Ensino), FAPESP (Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Chuvas de meteoros, eclipses, oposições planetárias e outros eventos espaciais poderão ser observados em visitas gratuitas, abertas ao público.

Atividades - O local deve promover, além das observações, atividades de ensino, pesquisas, exposições e palestras.

A equipe do observatório é formada por pesquisadores e alunos do programa de pós graduação em Física e Astronomia da UNIVAP.

Estrutura - O observatório conta um auditório, um hall de exposições, telescópios fixo e portáteis e duas antenas para estudos do Sol.

O professor Cássio Leandro Barbosa, responsável pelo espaço, contou que quer apresentar a astronomia numa linguagem mais simples, e motivar assim o surgimento de novos pesquisadores.

“Os estudantes de física e astronomia vão aprimorar sua capacidade de ensinar e divulgar assuntos complexos numa linguagem acessível ao grande público”, disse Barbosa.

Milton Vinícius Diogo, mestrando pela UNIVAP em astrofísica, participará da recepção dos visitantes. Para ele, “é muito gratificante contribuir com a divulgação científica e despertar o interesse sobre o que tem no universo”.

Visitas - As visitas já podem ser agendadas pelo site www.univap.br/observatorio.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 12/08/2012

Comentários

  1. pelo visto, o jornal O vale desconhece que o são josé já tinha um observatório no DCTA

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo!

    É provável, mas enfim...

    Abs

    Duda falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário