Membro do GTEPE Reconta História da Barreira do Inferno

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (10/08) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o Coronel Ref Ivan Janvrot Miranda, pioneiro do PEB, membro do antigo “Grupo de Trabalho de Estudos e Projetos Espaciais (GTEPE)”, realizou dia 28/09 uma palestra nas instalações do CLBI.

Duda Falcão

Membro do GTEPE Reconta
História da Barreira

10/08/2012

No dia 28 de Agosto, ocorreu, nas instalações do Centro, palestra com o Coronel Ref Ivan Janvrot Miranda. Pioneiro da atividade espacial no Brasil, o Coronel Janvrot participou do Grupo de Trabalho de Estudos e Projetos Espaciais (GTEPE). Dentre as metas estabelecidas para esse Grupo de Trabalho, destacavam-se:

* preparar equipes especializadas em lançamento de foguetes;
* estabelecer programas de sondagens meteorológicas e ionosféricas em cooperação com organizações estrangeiras;
* incentivar as indústrias privadas brasileiras a galgar os degraus da tecnologia espacial; e
* escolher o local no Brasil para construir um campo de lançamento de foguetes.

Emocionado, o Coronel Janvrot recontou um breve histórico da saga da criação do Centro, do lançamento do primeiro foguete e das primeiras conquistas do Brasil no cenário espacial, imortalizados no livro Os Primórdios da Atividade Espacial na Aeronáutica, obra de sua autoria.

Nesse dia, a família CLBI reverenciou nosso ilustre palestrante, aplaudindo-o de pé, após o término da palestra.

O Diretor do Centro, Coronel Aviador Marco Antônio Vieira de Rezende, orgulhoso e honrado com a visita, relembrou as palavras finais do palestrante: “Hoje, após quarenta e sete anos, fico muito feliz e emocionado de ver a continuidade do nosso trabalho sendo realizada com profissionalismo e respeito”, e acrescentou: "Todos os integrantes da família CLBI possuem o dever de levar a frente o legado deixado por nossos antecessores e o compromisso de continuar essa história."



Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentário: Caro Cel. Janvrot (não sei se o senhor lê o meu blog o que para mim seria uma honra) como brasileiro, admirador e defensor das atividades espaciais de meu país, em nome do blog “BRAZILIAN SPACE” e em meu nome, agradeço a todos vocês que fizeram desse sonho uma realidade, principalmente numa época de muitas dificuldades como foram os anos 60 para o Brasil. O senhor e seus companheiros são um exemplo de dedicação, seriedade, compromisso e responsabilidade para com a missão que lhes foi conferida naquela época. Vocês são gente que faz e como tal, são merecedores desse reconhecimento. Parabéns a todos! Caso o senhor venha ler esse meu comentário Coronel, gostaria de saber como posso adquirir o seu livro?

Comentários

  1. Não sei quanto aos outros, mas tenho certeza que uma das "faíscas" que despertaram o meu interesse pelas atividades aeroespaciais, foi sem dúvida esse nome "Centro de Lançamento da Barreira do Inferno".

    Ao mesmo tempo agressivo e poético.

    ResponderExcluir
  2. Opa! quanto a compra do livro, pode ser feita por email no site do INCAER

    Acessem no menu à esquerda "CLUBE DO LIVRO", lá constam as informações de compra. Para dados do livros acessem o link "venda de livros" no segundo parágrafo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário