Barra do Piraí Receberá Estudantes para Jornada Científica

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (09/10) no “A Voz da Cidade” destacando que o município de Barra do Piraí (RJ), espera receber durante a próxima semana estudantes e professores de diversas regiões do país para participarem da “4ª Edição da Jornada de Foguetes”.

Duda Falcão

CIDADES

Barra do Piraí

Município Espera Receber Centenas
de Pessoas para Jornada Científica

09/10/2012 - 17:20:30

FOTO: DIVULGAÇÃO
Além de material didático, os vencedores, esse ano, receberão
um troféu em formato do foguete brasileiro Sonda III

Durante a próxima semana, estudantes e professores de diversas regiões do país vão participar da 4ª edição da Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí. São esperadas cerca de 500 pessoas. Além de material didático, os vencedores, esse ano, receberão um troféu em formato do foguete brasileiro Sonda III. Nos anos anteriores, eram réplicas do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

O programa ainda contará com palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica, além de oficinas didáticas. As atividades darão destaque especial à fabricação e à utilização dos foguetes brasileiros na área de pesquisa espacial.

Os grupos foram selecionados a partir da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), antiga Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBFOG). A edição de 2012 recebeu, aproximadamente, 40 mil participantes. A MOBFOG é aberta aos alunos de escolas públicas e privadas. A finalidade é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou de canudo de refrigerante.

Somente os participantes do nível 4 (projetos de foguetes de garrafa pet) são convidados para a Jornada. Além da distância dos protótipos, registrados em vídeo, os trabalhos também são avaliados por meio dos relatórios enviados pelos estudantes e professores à coordenação da Mostra. Caso a escola esteja dentro das regras e atinja o objetivo, é indicada.

Durante o evento, os participantes vão apresentar os foguetes de garrafa pet que construíram para MOBFOG. Os projetos serão lançados numa pista de pouso de um hotel-fazenda. Tanto na Jornada quanto na Mostra, utiliza-se como combustível uma mistura química de vinagre com bicarbonato de sódio (fermento em pó).

Os vencedores serão definidos a partir da combinação ideal entre o volume do material, a quantidade e o tamanho das aletas, o ângulo de lançamento, a direção do vento e o tamanho e o peso do foguete. O júri será composto pelos professores de todas as equipes presentes. A banca examinadora vai analisar os seguintes pontos: acabamento e originalidade do foguete; acabamento e originalidade da base; segurança e apresentação da equipe participante.

A coordenadora da MOBFOG, Pâmela Marjorie Coelho, afirmou que o objetivo do evento é estimular a investigação científica na área de Física ligada à Engenharia de Foguetes, Aeroespacial e Astronáutica. “A ideia é envolver os participantes num problema sem solução predefinida e que depende essencialmente da experimentação. Toda a física deve ser ensinada aos estudantes através da experimentação e da investigação. Por meio da Mostra e da Jornada de Foguetes, pretendemos instigar o interesse pelas atividades científicas de maneira prática nas escolas. É um erro os jovens ‘conhecerem a ciência’ somente pela teoria”, argumentou.

Pâmela acrescentou que as atividades do evento serão basicamente lúdicas e que vão exigir interação entre os grupos. “Os alunos vão usar e desenvolver suas habilidades manuais e trabalhar com a imaginação para construir o foguete e sua base de lançamento e, assim, fazer com que os projetos alcancem a maior distância horizontal possível”, disse.

A iniciativa do evento é da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Fundação Marcos Pontes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


Fonte: Portal A Voz da Cidade - 09/10/2012 - http://www.avozdacidade.com

Comentários