Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012 no ITA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/10) no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), destacando a programação do instituto para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012.

Duda Falcão

Notícias

Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia 2012 no ITA

Assessoria de Comunicação Social do ITA
15/10/2012 - 16:30

Anualmente, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) expõe na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia atividades ligadas a área de C&T. Tem início amanhã (16), a X FEIRA DE CIÊNCIAS DO ITA e no dia 17 de outubro, o XVIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA (ENCITA), das 9h às 12h e das 14h às 17h, no prédio das Divisões de Engenharias Eletrônica e Ciência da Computação, eventos abertos ao público.

“Em sua 10ª edição, a Feira de Ciências do ITA vem proporcionar, mais uma vez aos alunos do ensino 2º ano de engenharia a possibilidade de discutir e expor idéias, ampliando os seus próprios limites na apresentação de projetos, sistematizando e desenvolvendo os seus conhecimentos científicos”, considera a professora Terezinha Saes de Lima, Chefe do Departamento de Física do ITA. Acrescenta ainda, que ao realizar um projeto científico, observamos, investigamos, experimentamos e comprovamos a validade de nossas hipóteses, o que resulta em uma larga experiência pessoal e profissional, levando-nos ao amadurecimento no âmbito do conhecimento, contribuindo também para a sua formação.

Trabalhos a serem apresentados na X Feira de Ciências do ITA:

ü  Ensaio esforço carroceria Baja
ü  Sumô de robôs
ü  Itandroids - Followline
ü  Entelamento Aerodesign
ü  Amplita
ü  Esforço no sistema de direção do Baja
ü  Ponte de Macarrão
ü  Solar Plane
ü  Solda a ponto
ü  Formula SAE
ü  Monitoramento Radiação Gama
ü  Maquete de Estádio
ü  Painel eletrônico Baja
ü  Pitching Machine
ü  Jogo
ü  Sistema de posicionamento de coletores solares
ü  Itandroids Lego
ü  Vant
ü  Impressora Braile
ü  Projeto Paralaxe
ü  Aplicativos Android
ü  Sistema inercial do RocketDesign
ü  Modelo de ensaios do RocketDesign

Semana Nacional de C&T: A semana, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, acontece anualmente desde 2004 e reúne instituições públicas, privadas e ONGs interessadas. Na última edição, em 2011, foram 16 mil atividades concomitantes em 654 municípios brasileiros. Para este ano, o tema da Semana Nacional de C&T, economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, foi escolhido por estar em consonância com o que foi debatido no Rio +20, evento de caráter mundial realizado pela ONU em nosso país, em junho deste ano. O objetivo da Semana é popularizar a ciência, especialmente entre jovens e crianças, de modo a valorizar a criatividade e a inovação. Para outras informações acesse:


Fonte: Site do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 

Comentários