Mapas Municipais Vistos do Espaço Serão Apresent. na PB

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o programa “Construindo o Nosso Mapa Municipal Visto do Espaço” será apresentado dia 30/11 em Campina Grande, na Paraíba.

Duda Falcão

Mapas Municipais Vistos do Espaço
São Apresentados na Paraíba

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2012

O programa “Construindo o nosso Mapa Municipal visto do Espaço” será apresentado nesta sexta-feira (30/11) em Campina Grande, na Paraíba, pelo pesquisador Miguel Zanic Cuellar, do Centro Regional do Nordeste (CRN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A palestra faz parte do evento “Semiárido em Foco”, promovido pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Realizado em parceria com as prefeituras e as escolas do ensino fundamental dos municípios, o programa do INPE tem como objetivo gerar mapas para atender as necessidades dos pequenos municípios do semiárido pernambucano, paraibano e potiguar, e contempla 130 municípios da região. O programa se insere em um dos objetivos do INPE, através do CRN e com a colaboração da Coordenação da Observação da Terra (OBT), que consiste em introduzir e familiarizar a sociedade com as atividades espaciais.

Para cada município, são gerados quatro mapas: Carta Imagem Urbana, a qual destaca a zona urbana do município; Carta Imagem Rural, que apresenta o município em sua totalidade; Mapa do Uso e Ocupação do Solo; Mapa Rodoviário e Hidrográfico, que destaca todas as estradas pavimentadas ou não, assim como os rios, riachos e reservatórios de água e as curvas de nível extraídas do GDEM. Para realizar o trabalho, foi fundamental a utilização do sensor de alta resolução HRC do satélite sino-brasileiro CBERS-2B.

Através da cooperação com as escolas, os alunos participam ativamente na construção dos mapas do município, assistem a palestras e frequentam oficinas sobre as atividades espaciais, as novas tecnologias, o meio ambiente e a necessidade de preservar a Terra.

Os primeiros municípios já contemplados neste programa têm os mapas disponíveis na pagina http://www.nctn.crn2.inpe.br/mapas_municipais.php


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

  1. Eu fiz Orientação, que é um esporte que requer o uso de mapas (muito praticado pelo exercito, por exemplo), e bons mapas são essenciais, principalmente se estão atualizados. Informação atualizada é muito importante. Espero que esta não seja uma iniciativa única, cuja repetição só venha acontecer daqui a uns anos, porque são atividades essenciais para o Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário