Balões Estratosféricos São Lançados no IPMet

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada hoje (17/12) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que Balões Estratosféricos são lançados no “Instituto de Pesquisa Meteorológica (IPMet)” da UNESP, em Bauru (SP).

Duda Falcão

Notícias

Balões Estratosféricos São Lançados no IPMet

Ações ocorrem durante o mês de dezembro

Sandra R. F. Sanches, IPMet/Bauru
17/12/2012

Reprodução
Durante o mês de dezembro, vem sendo realizados lançamentos de balões estratosféricos dentro do projeto TRO-pico, financiado pela Agencia Nacional de Pesquisa da França (ANR) e executado graças a parceria da firmada entre a Universidade de Reims e o Instituto de Pesquisa Meteorológica (IPMet) da UNESP, em Bauru, iniciado em março de 2012.

O TRO-Pico tem como objetivo o estudo de balanço de água na alta troposfera e baixa estratosfera, algo entre 15 a 30km de altura.

Os lançamentos, 4 no total, são levados a efeito num intervalo de dez dias, aproximadamente.

A preparação e calibração dos instrumentos, coordenação com o controle de tráfego aéreo, e o lançamento e resgate dos equipamentos estão a cargo do corpo técnico do IPMet, especialmente dos profissionais técnicos de eletrônica.

Em janeiro do próximo ano, equipes de pesquisadores das instituições envolvidas executarão a fase final do projeto TRO-Pico.

Vídeo de lançamento realizado em 4 de dezembro último, pode ser acessado no seguinte endereço:  http://www.youtube.com/watch?v=4sdU9_ljg10



Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Comentários