CEMADEN Já Emitiu Dez Alertas de Risco Neste Ano

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (07/01) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) informando que o CEMADEN já emitiu dez alertas de risco de desastres naturais neste ano.

Duda Falcão

CEMADEN Já Emitiu Dez Alertas de Risco
de Desastres Naturais Neste Ano

Rodrigo PdGuerra
Ascom do MCTI
07/01/2013 - 18:59

Nos primeiros sete dias de 2013, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI) enviou dez alertas de risco ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD/MI), responsável por acionar as defesas civis diante da possibilidade de ocorrência de fenômenos extremos relacionados à chuva. Desde dezembro de 2011, quando começou a operar, a instituição vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) emitiu 281 alertas – 253 deles em 2012.

“Essa estrutura tende a cada vez mais melhorar, principalmente pelo amadurecimento da equipe técnica, montada a partir de julho de 2011, para operar 24 horas”, diz o diretor do CEMADEN, Agostinho Ogura. “A equipe é multidisciplinar, com diversos especialistas trabalhando junto – uma inovação do Brasil sob o ponto de vista de gestão de monitoramento e alerta.”

O centro também tem aprimorado sua rede observacional. “Foram adquiridos nove radares meteorológicos, 1.500 pluviômetros automáticos, 1.100 pluviômetros semiautomáticos e 280 sensores geotécnicos para áreas de deslizamento, além de estações hidrológicas para cursos d’água sujeitos a processos de enchentes, enxurradas e inundações bruscas”, recorda Ogura.

Instalada em Cachoeira Paulista (SP), a unidade do MCTI tem como missão desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em regiões suscetíveis. “O CEMADEN tem a obrigação de fazer a caracterização desse cenário de risco iminente e passar em tempo hábil o alerta de uma dada ocorrência para uma determinada localidade onde haja área de risco mapeada, de forma que o município faça o trabalho de evacuação, de evitar que as pessoas fiquem expostas ao perigo”, explica.

“Sob o ponto de vista do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, o Brasil está atuando em todas as frentes, desde o mapeamento das áreas até a montagem de um sistema de monitoramento e alerta, a melhoria da capacidade nas ações de resposta das defesas civis nacionais, estaduais e, principalmente, municipais, além de todo um programa de execução de obras”, detalha Ogura. “É um trabalho de fôlego, no qual cabe ao CEMADEN trazer todo o conhecimento técnico-científico de gestão de risco de desastres para alicerçar e subsidiar o plano nacional da melhor maneira possível.”


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: Bom leitor, não resta dúvida que o CEMADEN foi uma iniciativa que chegou com grande atraso e fazia parte de um conjunto de ações que envolvia também a compra de um supercomputador (já feita), a aumento do número de radares meteorológicos e de outros equipamentos no país (já feito) e principalmente o desenvolvimento e lançamento de um satélite meteorológico brasileiro, meta esta que está bem longe ainda de ser realizada.  No entanto, o sistema de monitoramento meteorológico tem realmente aumentado no país, mesmo a gente tendo de conviver com esses energúmenos que militam no governo. Entretanto, o sistema não estará completo sem o METOSAT, e esse leitor é uma novela que se estende desde o início da década de 90 do século passado.

Comentários