Edge of Space Realiza Teste Estático do Foguete THOR

Olá leitor!

A empresa Edge of Space realizou dia 29/01 o teste estático do foguete THOR para a integração do sistema, propulsão, carga fumígena e ejeção da ogiva.

Segundo o diretor da empresa, o Eng. José Miraglia,  o tempo de propulsão foi inferior a 1 segundo, mas precisamente 0,35 segundos, com empuxo de 4000 N, o que será suficiente para o foguete atingir Mach 2 e ter um apogeu de 5500 metros. Abaixo segue o vídeo do teste.

Duda Falcão

Teste Estático do Foguete THOR - 29/01/2013


Fonte: Edge of Space

Comentários

  1. Estive dando uma olhada no site da EDGE para tentar saber mais sobre o foguete THOR, e não consegui.

    Apesar de ter notado que eles estão atualizando o site, pois ele foi se alterando à medida que eu navegava, provavelmente, eles estão protegendo o seu produto, o que é bastante lícito e compreensível.

    Mas por outro lado, pesquisando aqui no Blog, encontrei a referência à versão anterior desse foguete, o de 1,2 kN, com um vídeo que ilustra bem o tal "combustível sólido verde", pois quase não gera fumaça.

    Espero que a EDGE consiga o poio necessário para os seus projetos, e que deles sejam colhidos bons frutos.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu cometário.
      O THOR está sendo desenvolvido para uma empresa.
      Não podemos divulgar muito do THOR, mas outros motores serão desenvolvidos a partir dele.
      O propelente sólido "verde" não gera resíduos ácidos como os propelentes à base de perclorato de amônio, que geram ácido clorídrico.......aquela fumaça branca gerada pela propulão sólida tipo composite é formada principalmente por ácido clorídrico e óxido de alumínio.
      O propelente do THOR nasceu de uma parceria com a IMBEL.
      Abraços
      Miraglia
      www.edgeofspace.com.br
      www.edgeofspace.org

      Excluir
  2. Cada passo dado pela Edge of Space parece ser calculado e ter algum propósito. No atual PEB aquilo que começa as vezes não se termina, e algumas coisa com o tempo vão perdendo o sentido inicial. Provavelmente porque o interesse de empresas privadas como a Edge of Space é fazer alguma aplicação útil e lucrativa dos seus desenvolvimentos de forma que não haja desperdicios de recursos desnecessários. Creio que em termos de gestão e foco o EOS está dando uma lição no nosso PEB. Infelizmente não tenho os conhecimentos técnicos para calcular a soma dos avanços, mas para um empresa que conta fundamentalmente com 5 funcionário nota-se que o nível das parceirias e os progressos são salutares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, tudo que esse "governo" toca, vira meleca (sou um cara muito elegante). É um verdadeiro "midas da meleca".

      Exemplos estão por aí a fora, desde usinas de energia elétrica de origem eólica, que não tem para onde direcionar a energia que poderia estar sendo produzida, até a obra de transposição das águas do rio São Francisco, só para citar as mais recentes.

      É por isso que parei com eles. Nada, absolutamente nada, que tenha o envolvimento desse "governo" pode ser considerado confiável, então vamos tentar promover e colaborar cada vez mais com essas iniciativas independentes e privadas, pois são elas que podem finalmente nos dar algum bom resultado.

      Att.

      Excluir

Postar um comentário