Rede Baranoff de Pesquisa Acadêmica Sobre Foguetes

Olá leitor!

Todos sabem das dificuldades impostas ao nosso Programa Espacial Brasileiro desde que em 01/01/2011 a presidente DILMA ROUSSEFF e seus Blue Cats assumiram seus cargos no governo, dando sequencia a uma má vontade política para com esse programa que remonta ao início década de 90.

Entretanto, apesar dessas dificuldades, entusiastas e educadores ligados a entidades universitárias e centros de pesquisas do país vem de forma individual ou conjuntamente se mobilizando para através da educação contribuir na melhora da formação dos profissionais que o Programa Espacial Brasileiro irá precisar no futuro.

Este por exemplo é o caso da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) tiveram um projeto aprovado (Edital PRÓ-ESTRATÉGIA 50/2011) pela “Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)” intitulado “Validação em Propulsão e Aerodinâmica de Foguetes” que visa o estabelecimento de uma rede de cooperação acadêmica brasileira na área espacial nomeada de “Rede Baranoff de Pesquisa Acadêmica Sobre Foguetes”, que creio eu seja em homenagem ao pioneiro do PEB, o Seg. Sarg. Basílio Baranoff (patente da época).

O projeto que tem na sua coordenação-geral o Prof. Dr. Carlos Henrique Marchi (UFPR) já está em andamento desde junho de 2012, devendo ser finalizado em setembro de 2016 e terá três objetivos principais:

(1) Implantar uma rede acadêmica para realizar pesquisas nas áreas de propulsão e aerodinâmica de foguetes;

(2) titular mestres e doutores nestas áreas; e

(3) aprimorar, validar e difundir o código computacional VonBraun.

Segundo o que consta no projeto, a Rede Baranoff envolverá 21 pesquisadores e dezenas de estudantes  das seguintes instituições: Instituto de Aeronáutica e  Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas  Espaciais (INPE), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Este projeto visa contribuir para titular trinta mestres e doutores capacitados nas áreas teórica e experimental  de propulsão e aerodinâmica de foguetes.

O documento completa dizendo que o Código VonBraun citado permite resolver escoamentos  em  todos os regimes de velocidade,  com diversos modelos físicos e químicos, a condução de calor através da parede do motor-foguete, a refrigeração do tipo radiativa e regenerativa do motor-foguete e aplica técnicas para aumentar a acurácia da solução numérica.

Vale dizer que grandes profissionais dessa área no país estarão envolvidos com esse projeto e entre eles, três que conhecemos muito aqui no blog, ou seja, o Eng. José Miraglia (Edge of Space), o Eng. Oswaldo Loureda (Acrux Aerospace Technologies) e o Prof. Dr. Carlos Alberto Gurgel Veras (UnB) que atualmente é o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Duda Falcão

Comentários

  1. Quando pensava que somente os americanos vinha aqui procurar contatos universitários, aparecem esses visionários que procuram unir as empresas brasileiras e as universidades, com projetos delineados e sólidos. Parabens pela iniciativa! O Brasil é capaz de avançar na área, somente precisa de mais "gente que faz", ao contrário dos políticos que falam, mas terminam por aí.

    ResponderExcluir
  2. saudades do tenente Baranoff, meu chefe em pesquisas espaciais no IAE.






    b

    ResponderExcluir

Postar um comentário