Vale do Paraíba Sofre com ‘Infestação’ de Raios em 2012

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/01) no site do jornal “O VALE”, destacando que o Vale do Paraíba sofre com ‘Infestação’ de raios em 2012.

Duda Falcão

Home

Vale do Paraíba Sofre com ‘Infestação’
de Raios em 2012

Em Taubaté, descargas elétricas quadruplicaram em dezembro
do ano passado em relação ao mesmo período de 2011

Gustavo Almada
São José dos Campos
January 1, 2013 - 02:24

Foto:Marcelo Caltabiano/O VALE
Tempestade de raios assusta moradores de Taubaté.

Uma das regiões mais atingidas por raios no Brasil, o Vale do Paraíba viu a incidência de descargas elétricas disparar no último mês de 2012.

Em Taubaté, o número de raios quadruplicou em dezembro de 2012 em comparação com 2011. De 1º a 20 do último mês, 1.558 descargas elétricas atingiram a cidade, contra 383 no mesmo período do ano retrasado.

Em São José, caíram 1.431 raios nos primeiros 20 dias de dezembro, contra 867 em igual intervalo de 2011 --alta de 65%.

Na região, ocorrem quase 12 raios por km² ao ano, sendo que todo índice acima de 5 é considerado alto. Os dados são do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

De acordo com os pesquisadores, existe a possibilidade de um aumento nas descargas elétricas neste verão devido ao aumento da temperatura na costa atlântica.

“Um pequeno aumento ocorreria devido à temperatura do Oceano Atlântico na costa sudeste-sul estar levemente acima da média histórica”, disse Osmar Pinto Junior, coordenador do Elat..

Umidade - O Vale do Paraíba registrou até 6º acima da temperatura média de dezembro, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A média máxima registrada para o mês nos últimos 30 anos é de 27ºC e, em alguns dias, foi de 33ºC. O calor misturado à umidade são os principais fatores que acarretam a formação de nuvens e, por consequência, os raios.

“A região Sudeste está desde novembro com um canal de umidade que vem desde a Amazônia até o Oceano Atlântico e isso favorece a formação de instabilidade”, disse Neide Oliveira, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Outro fator é a localização do Vale, posicionado entre duas cadeias de montanhas, a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar

EM ALERTA

Temporal Provoca Estragos na Região

São José dos Campos - A forte chuva que caiu na noite de domingo em São José dos Campos e Taubaté deixou estragos.

Em São José, foram registradas cinco quedas de árvores, a maioria na região central, e cinco pontos de alagamento espalhados pela cidade.

O domingo em Taubaté foi o dia mais chuvoso de dezembro. O Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) registrou 53,6 mm --um quinto do acumulado em todo o mês na cidade.

A região do bairro Guri-lândia sofreu com inundações. Uma família precisou ser retirada de sua casa.

No bairro Chácara Silvestre, um deslizamento de terra destruiu parte de uma residência. Ninguém se feriu.

Nas duas cidades também foram registradas quedas de energia em pontos isolados.
Segundo o Inmet, hoje o tempo ficará nublado na região, com pancadas de chuva forte à tarde e início de noite.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 01/01/2013 

Comentários

  1. Aproveito para desejar um 2013 a todos sem tempestades.

    Mas é excelente o serviço que o INPE está fazendo, e essas ações (previsões) que salvam vidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário