Meteorito Cai na Rússia e Deixa 400 Feridos

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (15/02) no site do jornal “O VALE”, destacando que meteorito cai na Rússia e deixa 400 feridos.

Duda Falcão

HOME

Meteorito Cai na Rússia e Deixa 400 Feridos

Brasília
EBC/Agência Lusa*
February 15, 2013 - 08:20

Pelo menos 400 pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidro provocados pela queda de um meteorito na região dos montes Urais, na Rússia, revelou o Ministério do Interior. Cinco pessoas estão em estado considerado grave. O meteorito caiu, hoje de manhã, a cerca de 80 quilômetros da cidade de Tcheliabinsk, na região com o mesmo nome.

“Pelo menos 150 pessoas tiveram de receber assistência médica depois da queda de pedaços de meteorito”, explicou o porta-voz do ministério à agência Interfax.

“Patrulhas reforçadas garantem a ordem pública nos edifícios atingidos e onde se registaram avarias e foram tomadas medidas para proteger a propriedade”, acrescentou a fonte.

As autoridades locais fecharam as escolas e jardins de infância, devido ao fato de a maior parte ter ficado sem vidros nas janelas.

“Hoje, em Tchilabinski, a temperatura é de 18 graus negativos, e por isso decidimos encerrar todas as escolas”, anunciou Guennadi Onischenko, dirigente dos serviços sanitários da Rússia.

Os cientistas não excluem a possibilidade de uma nova queda de meteoritos em outras regiões da Rússia ocorrer na noite de sexta para sábado.

Dmitri Rogozin, vice-primeiro-ministro russo encarregado do setor militar-industrial, defendeu a necessidade de criação de um sistema de defesa contra “objetos extraterrestres” pelos maiores países do mundo.

“Hoje, nem a Rússia, nem os Estados Unidos tem possibilidade de abater meteoritos”, sublinhou Rogozin..






Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 15/02/2013

Comentário: Pois é Dona DILMA, e o Brasil? Ficaremos fora dessas discussões sobre um sistema defesa ou o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional já tem alguma espécie de Para-Meteoro? Pois é leitor, essa é mais uma razão dentre tantas para termos um programa espacial forte e desenvolvido, pois os países que não dominarem a conquista do espaço ficarão fora das discussões planetárias e seremos obrigados a dizer amém as nações que tiverem esse domínio. É lamentável o que esse governo vem fazendo com o PEB e haveremos ainda de pagar um alto preço por isso, enquanto esses energúmenos estarão comendo pizza em alguma pizzaria próxima a praça dos três poderes. Aproveito a oportunidade para deixar nossa solidariedade com o povo Russo, esperando que eles possam atravessar essa adversidade da melhor forma e o mais rápido possível. Também agradecemos aos leitores José Ildefonso e Pedro Luiz Kaled Da Cás por ter nos enviado essa notícia.

Comentários

  1. O Astrofísico Neil deGrasse Tyson disse umas palavras sábias no Twitter hoje, logo após aparecerem as primeiras noticias sobre esse evento: "Asteroides são a maneira da natureza nos perguntar: E aí, como vai o seu programa espacial".
    Acho que a resposta, não só para o Brasil, mas para o resto do mundo é: "Não muito bem...."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem Dúvida Heverton, sem dúvida amigo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. As enchentes de Santa Catarina, o desmonoramento de terras no RJ, e vários outros desastres que resultaram em mortes, tem em parte culpa da deficiente aposta do governo no programa de espacial; seja no não-investimento em satélites de deteção, seja no não-investimento em veículos para po-los em órbita. Esse evento de meteoritos só confirma o óbvio, e mostra que se nem essas potencias espaciais puderam lidar com isso com os equipamentos que já têm, quanto mais nós que nem temos lá tantos.

    Pergunto-me se essa chuva de meteoritos não está ligado a esse maior (de 45 km), que as vezes trás consigo pequenas constelações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Disse bem e sua pergunta é bem interessante. Confesso que também pensei isso, mas ainda não houve nenhuma indicação disso, pelo menos não oficialmente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário