Airvantis/USP São Carlos Iniciam Projeto de Nanossatélites

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (13/03) no site da empresa “Airvantis” destacando que essa jovem empresa brasileira iniciou junto com a USP São Carlos o desenvolvimento de um Sistema de CubeSats (Nanossatélites).

Duda Falcão

Airvantis Inicia Projeto de Nanossatélites
com Alunos da USP São Carlos

13 de março de 2013

A empresa Airvantis em conjunto com o curso de Engenharia Mecatrônica da USP São Carlos lançou o desafio de desenvolver um sistema de CubeSats (Nanosatélites)  para os próximos 2 anos. Através do suporte dos professores Dr. Glauco Caurin e Dr. Daniel Varela, alunos do terceiro ano da Engenharia Mecatrônica irão desenvolver o sistema como parte da disciplina Problemas Mecatrônicos. Para o sucesso do mesmo, a Airvantis ministrará mini-cursos quinzenais sobre as diversas frentes da engenharia espacial.

O objetivo principal do projeto é disseminar a cultura espacial dentro da universidade, além de trazer uma chance real de alunos trabalharem em uma atividade complexa e que contempla todas as fases características do ciclo de vida de um projeto. A ideia é casar cada semestre com uma respectiva fase do projeto, sendo elas: conceito (1º Sem.), desenvolvimento (2º Sem.), fabricação (3º Sem.) e utilização/suporte (4º Sem.).

Ao longo do primeiro semestre se espera definir: objetivo e análise da missão, metodologias gerenciais e de engenharia de sistemas,subsistemas, estrutura organizacional, de trabalho e financeira, documentação e normas de qualidade e outras documentações relacionadas à fase do projeto. No final de cada semestre, a documentação gerada será avaliada pelos Stakeholders.

É de responsabilidade da Airvantis garantir a continuidade das fases, bem como a êxito de colocar a carga em órbita. Para isso, procuramos apoio e parceria na indústria, em institutos e agências. Caso desejem contactar a Airvantis sobre o projeto, por favor encaminhar um email para: projetocubesat@airvantis.com.br


Fonte: Site da Airvantis - http://airvantis.com.br/

Comentário: Pois é leitor, não recebíamos notícias sobre essa empresa desde que postamos aqui a nota “Airvantis Engineering Esclarece Matéria do Brasil Econômico” em julho de 2012. Na tarde de hoje o Sr. Lucas Fonseca (Diretor Executivo da empresa) entrou em contato com o blog nos passando essa notícia que nos parece bastante significativa. Vale lembrar que a Airvantis Engineering, agora denominada somente de Airvantis, é formada por jovens engenheiros brasileiros que atuavam profissionalmente na Europa e resolveram retornar ao Brasil para criarem essa empresa. Entre os projetos que eles visualizam eu chamaria atenção para o “Projeto APUS” que visa o desenvolvimento de um Motor-Foguete de Propulsão Liquida de 190 kN. O blog “BRAZILIAN SPACE” agradece o contato do Sr. Lucas Fonseca parabenizando a Airvantis pela iniciativa e torce para que esse sistema de nanossatélites esteja pronto dentro do prazo citado na matéria acima. Olha aí leitor mais uma demanda a vista para o VLM-1.

Comentários

  1. " O grupo CEFAB parabeniza a jovem empresa "AIR VANTIS", pelo patriotismo em terem coragem de voltarem para pátria amada, e fazer produzir a verdadeira tecnológia necessária que o BRASIL precisa.
    O país carece desse tipo de empreendimento espacial, mais uma vez estou radiante com está notícia que o blog destaca.
    Caro amigo Duda, se possível poderia na eventualidade devida comentar com mais detalhes o grande projeto: APUS que visa o desenvolvimento de um Motor-Foguete a Propulsão Liquída de 190 Kn?".

    ResponderExcluir
  2. Caro Cássio!

    Não tenho maiores informações ainda sobre esse projeto. Porém alguma informação você pode colher no próprio site da empresa. É só chegar no site e clicar em "Atividades", depois em P&D e finalmente em "Projeto APUS".

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário