INMET Celebra Dia Meteorológico Mundial com Palestras

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/11) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) celebrará dia 21/03 o Dia Meteorológico Mundial com palestras e exposição.

Duda Falcão

Notícias

INMET Celebra Dia Meteorológico Mundial
com Palestras e Exposição


Brasília, 20 de março de 2013 – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet), duas palestras e uma exposição sobre o tema “Monitorar o tempo para proteger vidas e propriedades: Comemorando os 50 anos da Vigilância Meteorológica Mundial“. O evento será realizado na manhã do dia 21 de março (quinta-feira), no Auditório Adalberto Serra, localizado na sede do Instituto, em Brasília, em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial.

Todos os anos, em 23 de março, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), seus 191 países membros e a comunidade meteorológica internacional celebram – com um tema oportuno – o Dia Meteorológico Mundial, para comemorar a entrada em vigor do Convênio que criou a Organização, em 1950. Este ano, a data será celebrada em 21 de março e a escolha do tema foi feita pelo Conselho Executivo da OMM, durante sua 64ª Reunião realizada em Genebra, Suíça, em junho de 2012.

O secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, em mensagem dirigida à comunidade meteorológica mundial, disse que o tema enaltece uma das razões de ser da OMM: a redução de danos causados pelos perigos relacionados ao tempo, clima e água, e reconhece a contribuição da Vigilância Meteorológica Mundial para atingir este objetivo.

A importância da Vigilância Meteorológica Mundial – Estabelecida em 1963, pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, sob o patrocínio da OMM, “a Vigilância Meteorológica Mundial é um marco no que concerne à cooperação global. Ela combina sistemas de observação, instalações de telecomunicações e centros de processamento de dados e previsão para disponibilizar as informações meteorológicas e ambientais necessárias para permitir a troca de informações em tempo real e fornecer serviços eficientes em todos os países”, esclarece Jarraud.

Ele considera que o Dia Meteorológico Mundial é uma ocasião para engrandecer o trabalho realizado pelos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais “24 horas por dia, 365 dias por ano, para observar e proteger vidas e propriedades”. Conclui afirmando que tempo, clima e redução de riscos de desastres são fundamentais para qualquer agenda política nacional e internacional, que aborde os desafios do século 21, incluindo o desenvolvimento sustentável e que o Dia Meteorológico Mundial 2013 é uma ocasião única para reforçar esta mensagem.

Local: Auditório Sampaio Ferraz
Campus do INMET – Eixo Monumental, Via S1 – Brasília –DF
Data e horário: 21 de março de 2013 das 9h30 até 12h

PROGRAMA

9h30 Abertura – Antônio Andrade, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

9h50 Palestra “Vigilância Meteorológica Mundial:passado, presente e futuro

Dr. Antonio Divino Moura, Diretor do INMET e Presidente da SBMet.

10h20 Intervalo, visita à exposição sobre os 50 anos da Vigilância Meteorológica Mundial

10h40 Palestra“Previsão de Tempo:modernização e perspectivas na previsão de curto prazo e nowcasting no Brasil

Profa. Dra. Maria Assunção Faus da Silva Dias,Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo e Vice-Presidente da SBMet.

11h20 Debates

12h Encerramento


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB) 

Comentários