sábado, 29 de junho de 2013

Começa a Competição do Concurso de Foguetes da AEB

Olá leitor!

No inicio desse ano a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou dois concursos que consideramos importantes para uma melhor formação dos jovens brasileiros que se interessam pela área espacial e astronômica, desde o ensino fundamental até o superior no caso do “Concurso CanSaT Brasil”, e para estudantes do ensino médio e superior no caso do “Concurso de Foguetemodelismo Brasil”.

É verdade que há muito ainda a ser feito e melhorado, já que esses eventos são bastante modestos se levarmos em conta o que pode ser oferecido e cobrado de nossos estudantes, mas a iniciativa da AEB chega à boa hora, sendo evidente a necessidade de se começar modestamente, para que assim se possa com tempo amadurecer os concursos dentro da logística e da segurança que se exige para eventos como esses.

Em relação ao “Concurso de Foguetemodelismo Brasil” (em outra oportunidade abordaremos o “Concurso CanSat Brasil”) só poderão participar instituições de ensino que tenham sido convidadas pela Comissão Organizadora, sendo que o concurso foi dividido em duas modalidades, ou seja, a de Ensino Médio e a de Ensino Superior.

Na Modalidade de Ensino Médio participarão as cinco escolas vencedoras da “Mostra Brasileira de Foguetes 2012 (MOBFOG)”.

Já na Modalidade de Ensino Superior participarão as seguintes universidades: UnB, UFPR, ITA, UFMG, UFABC, USP, UNESP, UFSC, UFSJ, UNICAMP, UFSM, UFF, UFRJ, UNIVAP, Instituto Mauá de Tecnologia e Centro Universitário da FEI. (Cadê a Bahia Jorjão?)

Segundo o regulamento (guia) do concurso as modalidades serão divididas nas seguintes categorias:

1 - MODALIDADE ENSINO MÉDIO

a) Apogeu Fixo - As equipes deverão projetar um foguete que atinja a altitude de exatamente 100 m, utilizando um motor A, fornecido pela Organização da Competição.

2 - MODALIDADE ENSINO SUPERIOR

a) Apogeu fixo - As equipes deverão projetar um foguete que atinja a altitude de exatamente 150 m, utilizando um motor C6-5, fornecido pela Organização da Competição.

b) Apogeu Máximo - As equipes deverão projetar um foguete que atinja a maior altitude possível com um motor C6-5, fornecido pela Organização da Competição.

c) Projeto livre - As equipes deverão projetar um foguete e um motor, com o objetivo de alcançar um apogeu de 10000 pés (3.048 m).

Ainda segundo o regulamento, cada equipe participante contará com um mínimo de quatro, e um máximo de seis integrantes, sendo que todas elas são obrigadas a criarem um blog na plataforma gratuita Blogger para documentar e divulgar relatórios, fotos, e vídeos das  suas atividades.

Caso o leitor tenha interesse de conhecer mais informações sobre esse primeiro “Concurso de Foguetemodelismo Brasil”, veja o regulamento (guia) do evento clicando aqui.

Abaixo segue as páginas criadas no blogger de algumas das equipes participantes no evento (as que eu consegui localizar). Vale a pena conferir.

Duda Falcão



Fonte: Site Agência Espacial Brasileira e outras

Nenhum comentário:

Postar um comentário