sábado, 29 de junho de 2013

Nave Espacial Europeia Passa Pelo Primeiro Teste

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (27/06) no site do “Inovação Tecnológica” destacando que a nave espacial europeia IXV (Intermediate eXperimental Vehicle, ou Veículo Experimental Intermediário) passou pelo seu primeiro teste.

Duda Falcão

Espaço

Nave Espacial Europeia Passa
Pelo Primeiro Teste

Redação do Site Inovação Tecnológica
27/06/2013

[Imagem: ESA-J. Huart]
A nave espacial europeia IXV fará uma reentrada totalmente
autônoma, com seu voo sendo o tempo todo controlado
por motores e flaps aerodinâmicos.

Descida Controlada

Depois de alguns adiamentos, a futura nave espacial europeia passou pelo primeiro de seus testes - uma descida controlada no mar.

A nave IXV (Intermediate eXperimental Vehicle, ou Veículo Experimental Intermediário) terá como principal característica um sistema ativo de controle na reentrada na atmosfera.

Além de testar a própria nave, a Agência Espacial Europeia (ESA) precisava avaliar o sistema de recuperação da nave no oceano, que não poderá ter falhas quando houver astronautas a bordo.

E os testes mostraram seu valor: os balões de flutuação, que mantêm a nave na superfície da água, não inflaram como esperado, embora sem deixar a IXV afundar.

O protótipo foi liberado por um helicóptero de uma altitude de 3.000 metros, caindo até atingir a velocidade que terá quando estiver retornando do espaço.

Um sistema de atuadores não-explosivos abriu então os pára-quedas, reduzindo a velocidade a 7 m/s, segura para a queda na água.

[Imagem: ESA/CIRA]
Apesar de uma pequena falha nos
flutuadores, o teste foi bem-sucedido.
Sistema de Pouso na Água

Segundo a ESA, o teste serviu para avaliar todo o sistema de descida e pouso na água, incluindo a ejeção das duas proteções térmicas que cobrem os pára-quedas, o disparo de 16 atuadores não-explosivos para liberar os quatro painéis cobrindo os balões de flutuação, a detecção do impacto na água, a ejeção das balizas de sinalização e a emissão de um sinal para que o satélite Cospas-Sarsat possa apontar a localização precisa da nave no mar.

Ainda não há data marcada para o primeiro voo ao espaço da nave, que deverá fazer uma órbita completa em torno da Terra, caindo no mar para um teste final.

A IXV pesa 1.800 kg, e terá versões para carga e para tripulantes.

Intermediate eXperimental Vehicle


Fonte: Site Inovação Tecnológica

Comentário:  Pois é leitor, agora são os europeus que estão próximos de terem a sua nave espacial tripulada, apesar de ser ainda uma nave muito limitada (aparentemente), já que pelo desenho não deve ir além da órbita da Estação Espacial internacional (ISS).  Enquanto isso naves americanas, russas e chinesas que estão em desenvolvimento estão sendo preparadas para alcançarem pelo menos até a órbita lunar. De qualquer forma, já será um grande salto para a Europa e para ESA. Aproveito para agradecer ao leitor Israel pestana pelo envio do vídeo.

2 comentários:

  1. Aqui ainda não fizemos o teste da fase embrionária, que é SARA suborbital. Esperemos que tudo ocorra como planeado e que venhamos a dominar com isso a tecnologia de reentrada atmosférica.

    Seria legal que num dos SARA's (suborbital ou orbital) o IEAv lançasse um símio, só para mostrar a capacidade brasileira de ir adiante e fazer a população brasileira sonhar.

    ResponderExcluir
  2. Aqui tem um vídeo sobre esse projeto: video sobre o IXV

    ResponderExcluir