Monitoramento da Amazônia e do Clima Espacial São Destaques do 52° Aniversário do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Monitoramento da Amazônia e do Clima Espacial serão destaque do 52° Aniversário do INPE.

Duda Falcão

Monitoramento da Amazônia e do Clima Espacial
São Destaques do 52° Aniversário do INPE

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2013

Os 25 anos do maior programa de monitoramento de florestas do mundo serão comemorados durante a cerimônia de aniversário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta sexta-feira (23/8) às 9h30.

O Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (PRODES) utiliza imagens de satélites para analisar 4 milhões de km² todos os anos, revelando a taxa do desmatamento por corte raso e norteando políticas públicas direcionadas para a fiscalização e para o desenvolvimento sustentável da região. O PRODES será apresentado pelo Dr. Dalton Valeriano, coordenador do Programa Amazônia do INPE.

O evento que marca o aniversário de 52 anos do INPE também destacará o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), que avalia os fenômenos solares que afetam o meio entre o Sol e a Terra, e o espaço em torno da Terra.

O Dr. Clezio Marcos De Nardin, gerente do EMBRACE, mostrará como são realizadas as previsões de clima espacial. Em tempo real, na internet, o programa oferece informações sobre fenômenos solares que podem causar interferências em sistemas como o GPS, além da possibilidade de induzir correntes elétricas em transformadores de linhas de transmissão de energia e afetar a proteção de dutos para transporte de óleo e gás.

Ainda durante o evento, será lançado o livro Secas na Amazônia: Causas e Consequências, de Laura Borma e Carlos Nobre. Multidisciplinar, a obra foi escrita em colaboração com pesquisadores de várias unidades do INPE - em particular do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), Coordenação de Observação da Terra (OBT) e Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) - e de institutos da Amazônia.

Cerimônia

Presidida pelo diretor do INPE, Dr. Leonel Perondi, a solenidade terá também homenagens a servidores que completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de atividades, bem como àqueles que recentemente se destacaram nas carreiras de Pesquisa, Gestão e Desenvolvimento Tecnológico.

Serão ainda homenageados os aposentados durante o último ano e, como incentivo à futura geração de pesquisadores, serão entregues certificados de Menção Honrosa a estudantes que se destacaram no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Estarão presentes autoridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Prefeitura de São José dos Campos, entre outras instituições, pesquisadores e representantes da indústria brasileira.

Realizada no Auditório Fernando de Mendonça (LIT), no INPE de São José dos Campos (SP), a partir das 9h30 desta sexta-feira (23), a cerimônia será transmitida ao vivo através da página www.lit.inpe.br/aovivo


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários