Algumas Perguntas Estão Sem Resposta

Olá leitor!

Seguindo com a ‘série especial’ com os artigos e matérias postadas na edição de nº 25 do “Jornal do SindCT” de setembro de 2013, que trata do programa do VLS-1 e do trágico acidente com os 21 heróis de Alcântara, segue abaixo o terceiro dos artigos.

Duda Falcão

Opinião 1

“Algumas Perguntas Estão Sem Resposta”

Associação dos Familiares das Vítimas do Acidente com o VLS

Jornal do SindCT
Setembro de 2013


O Tempo Não Espera!

No dia 22 de agosto de 2003, em apenas 6 segundos, nossas vidas mudaram para sempre. Em cada um o impacto veio de um jeito diferente e, a partir daí, mudamos a estrada de nossas vidas. Todos os sonhos teriam que ser refeitos. Medo, dor, angústia, tristeza... Tantos sentimentos passaram em segundos por nossos corações, por nossas almas. Pensamos: “Que fazer agora?”

“Como seguir em frente?”, “Qual o norte agora?”... Uma história cujo fim não se conheceu: foi necessário criar uma nova história, um outro enredo com personagens diferentes e a ausência de alguns. Quantas noites junto ao travesseiro desejamos uma mágica que fizesse desaparecer aqueles segundos fatais!

Algumas perguntas ainda estão sem respostas: “Por que tantos funcionários trabalhando ao mesmo tempo, e pior, com os dispositivos instalados? Por que os dirigentes da missão não receberam punição?”

Mas o Tempo não para, não espera, não volta! Assim, o tempo foi passando e todo ano a gente se encontra aqui para, na homenagem aos nossos heróis, juntos comungar uma união e assim cada um a seu jeito fortalecer a crença de que não foi em vão essa dor. A cada ano surge uma novidade em nossas vidas: uma vida que chega, a conquista da faculdade de um filho, o casamento de outro, um novo amor em nossas vidas, um envelhecer, o sentimento de que a vida segue o seu rumo mesmo com nossos pesares, enfim...

É a vida continuando, o tempo passando... Hoje, estamos aqui juntos de novo, dez anos depois, para homenagear nossos entes queridos e ausentes. Neste tempo que se passou, foi necessário que aqueles sentimentos de medo, dor, angústia, tristeza, outrora vivos em nossos corações, se transformassem em força.

Na dor da perda, aprendemos a tirar o melhor, aprendemos que amor é para sempre, que somos todos unidos pelos laços da alma, pelo destino. Assim, a dor e a angústia da perda foram substituídas por novos sentimentos.

Acabaram surgindo força, coragem, fé! Dez anos coincidem com um momento de questionamentos sobre a ética, sobre valores, sobre a importância de cada um frente a uma dedicação de um sonho para virar um projeto de vida. Todos juntos aqui, também estamos juntos para nos fortalecer. “Cabe a nós perpetuar e manter acesa a chama do idealismo que tanto alimentou nossos entes, mas também temos como missão promover a mudança”. Um sentimento ficará para sempre, com certeza: as Saudades!


Fonte: Jornal do SindCT - Edição 25ª - Setembro de 2013

Comentários

  1. Pelo fato de eu ser habilitado em Engenharia Mecânica (ITA 77), ter concluido Extensão Universitária em Engenharia de Armamento Aéreo (ITA 84) e habilitado em Engenharia de Segurança do Trabalho (FEI 95), eu criei a página cuja URL é: < http://dallapiazza.wordpress.com >, para orientar os atuais e futuros engenheiros aeroespaciais, formados ou não pelo ITA, sobre os riscos e medidas preventivas que devem ser adotadas no projeto do circuito de segurança e atuação dos foguetes de sondagem e lançadores de satélite.
    Atenciosamente
    Eng Emiliano

    ResponderExcluir

Postar um comentário