Comunicação das Forças Armadas Vai Passar Por Satélite Próprio

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada ontem (15/09) na no site do jornal “Folha de São Paulo” destacando que a comunicação das Forças Armadas vai passar por Satélite Próprio.

Duda Falcão

MUNDO

Comunicação das Forças Armadas
Vai Passar Por Satélite Próprio

JULIA BORBA
NATUZA NERY
DE BRASÍLIA
15/09/2013 - 03h10

As denúncias de espionagem contra a presidente Dilma Rousseff já provocaram efeito.

O Ministério das Comunicações conseguiu autorização para o funcionamento de um satélite geoestacionário que concentrará toda a comunicação das Forças Armadas.

O equipamento será usado para garantir uma rede segura de tráfego de dados e para as chamadas de voz feitas por Exército, Marinha e Aeronáutica. A outorga que garante a posição do satélite no espaço -e o posterior lançamento- foi dada nesta semana pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Trata-se de mais uma tentativa de blindar setores estratégicos do governo contra acessos ilegais de órgãos de segurança dos EUA, denunciados pelo ex-técnico de inteligência Edward Snowden.

O envio do satélite ao espaço já estava previsto no PNBL (Programa Nacional de Banda Larga). É por meio desse equipamento que o governo irá oferecer internet de alta velocidade às regiões do país de difícil acesso. Agora, o mesmo satélite dividirá espaço com a comunicação exclusiva do governo.

"Não há nenhum problema nesse compartilhamento. São serviços independentes, não há troca de informações. Todos os dados da Defesa serão criptografados", explicou à Folha o ministro Paulo Bernardo (Comunicações).

A aprovação do compartilhamento foi acelerada diante da crise envolvendo a espionagem tanto dos dados de Dilma quanto da Petrobras.

"O que essas denúncias mostram é que a preocupação do governo de prosseguir com o projeto [de envio do satélite] é importante", disse o relator do tema na Anatel, Rodrigo Zerbone.

"O projeto é anterior à questão espionagem, mas no fundo a preocupação já era a mesma: ter sob controle do Exército e do governo brasileiro a infraestrutura da comunicação", acrescentou.

Segundo a Folha apurou, a Telebrás deve pagar R$ 3 milhões pelo serviço, e o Ministério da Defesa, R$ 300 mil.

Antes de concluir o processo de outorga, a agência exige que as partes envolvidas encaminhem uma série de documentos. Só então a outorga será anunciada, de fato.

O satélite escolhido pelo governo foi o da marca francesa Thales Alenia. O consórcio europeu Arianespace será o responsável por colocá-lo em órbita.


Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - 15/09/2013

Comentário: E assim segue Brasil com esses energúmenos no poder e com a sociedade dizendo amém e se sujeitando a esse jogo de cena protagonizado por esses vermes políticos.

Comentários

  1. Por aqui todos sabemos que não é de hoje que os americanos nos espiam, mas nem por isso o onus deve cair somente em cima deles. Isso soa a estratégia política para o governo controlara a internet (o unico meio de comunicação ainda democrático no país).

    Não é muito dificil analisar que outras potencias, inclusive China, Russia e a Europa nos espiaram (e ainda espiam provavelmente) assim como outros países de ideologia nefasta, como Cuba. Daí isso de o governo fazer birrinha contra os EUA me parece mais um cartada do que uma preocupação.

    Sem contar que nunca se deram ao trabalho de desenvolver tecnologia ou criar/reforçar um centro de cyberterrorismo. Dilma diz que quer construir "nuvens" para guardar dados no Brasil (como se isso fosse proteger o país), quando quem sabe pelo menos o mínimo de internet sabe que ataques não precisam ser feitos "in loco" no pais, visto que a rede é internacional. Ou seja, alguém dos EUA podem atacar virtualmente o Brasil sentado no Pentagono e o mesmo se aplica a esses outros países com a mesma tecnologia (como a China).

    O Brasil está ainda a anos luz para conseguir se atualizar aos países desenvolvidos, e é por isso que a unica coisa que resta é bater o pé como criança quando não teve ainda maturidade para desenvolver tecnologia própria. Como dizia Lobão, "É o sindrome do Peter Pan".

    ResponderExcluir

Postar um comentário