IAE Realiza o Primeiro Ensaio de Queima do Motor Foguete Híbrido H1

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota esta postada hoje (12/09) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto realizou no início deste mês o primeiro ensaio de queima do Motor Foguete Híbrido H1.

Duda Falcão

IAE Realiza o Primeiro Ensaio de
Queima do Motor Foguete Híbrido H1

Campo Montenegro, 12/09/2013

No início de setembro, o Instituto de Aeronáutica e Espaço realizou o primeiro ensaio de queima do motor foguete a propulsão híbrida, denominado H1, no Laboratório de Propulsão Líquida da Divisão de Propulsão Espacial (APE)do IAE. O desempenho do motor foguete H1 foi considerado satisfatório, uma vez que os principais parâmetros propulsivos do motor (vazão mássica de oxigênio, pressão na câmara de combustão e velocidade característica do propelente) aproximaram-se dos valores teóricos.

O desenvolvimento do motor H1 visa à capacitação em propulsão híbrida, empregando tecnologias já disponíveis no IAE de propulsão sólida e propulsão líquida.

Nesse ensaio, gás oxigênio foi injetado no interior da câmara de combustão, que possuía um bloco de combustível sólido (HTPB) com geometria estrela. O processo de combustão foi iniciado por ignitores pirotécnicos, gerando pressão de câmara da ordem de 15 bar e empuxo de 1 kN.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Poxa caro leitor, essa é uma grande notícia e tenho a impressão que é fruto de um projeto aprovado pelo CNPq que tem entre seus idealizadores (creio eu) o pesquisador Renato Felix Nunes, da Divisão de Propulsão Espacial (APE) do IAE. Seja como for, parabéns ao IAE e a todos integrantes dessa iniciativa. É o IAE entrando na briga junto com a UnB na busca pelo domínio da tecnologia de propulsão híbrida.

Comentários

  1. Será esse o usado no futuro SARA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Como a nota mesmo disse o desenvolvimento desse motor H1 visou à capacitação em propulsão híbrida. Sendo assim, não creio que o IAE tenha a pretensão de utilizá-lo em voo. Entretanto, pode ser que seja o embrião de algo maior que esperemos não venha ter o mesmo destino do L15.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário