Pesquisadores do ON Visitarão Instalações de Observatório na Espanha

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (27/09) no site do “Observatório Nacional (ON)” destacando que pesquisadores do ON visitarão as instalações do Observatório Astronômico de Javalambre, na Espanha.

Duda Falcão

Pesquisadores do ON Visitarão as
Instalações do Observatório
Astronômico de Javalambre, na Espanha

27/09/2011

Pesquisadores do Observatório Nacional participam, de 30 de setembro a 4 de outubro, do 7º encontro da colaboração Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS/PAU-BRASIL), que acontecerá em Teruel, na Espanha. Neste encontro está prevista uma visita ao Pico del Buitre, local onde o Observatório Astronômico de Javalambre (OAJ) está sendo construído. Estão programadas também apresentações que abordarão o status dos telescópios, das câmeras, a estratégia de observação e o gerenciamento dos dados, além de grupos de trabalho científico em varias áreas cobertas pelo J-PAS.

O Javalambre Physics of the Accelerating Universe AStrophysical Survey (J-PAS) é um projeto de colaboração internacional entre Brasil e Espanha, com a finalidade de obter um levantamento astronômico que permitirá aprofundar os estudos da expansão acelerada do universo e natureza da energia escura com precisão sem precedentes. Tal levantamento será feito por telescópios que permitem observar um grande campo no céu, obtendo dados de alta precisão, que formarão um mapa tridimensional do universo, registrando centenas de milhões de galáxias e outros corpos celestes, tais como, quasares, supernovas e estrelas. O Observatório Nacional é representado no J-PAS pelo projeto PAU-BRASIL.

O J-PAS envolve dois telescópios robóticos. O T80, já montado, está aguardando a câmera para começar a coleta de dados, que deve acontecer até março de 2014. Ele será usado para calibrar o telescópio principal e obter uma quantidade grande de dados em vários subprojetos em evolução de galáxias, populações estelares, cosmologia, astronomia galáctica, entre outros. O T250 já está pronto, nas fases finais de aprovação e instalação. Nele ficará a câmera principal do projeto, a JPCam, cuja construção é de responsabilidade da equipe brasileira.

Para saber mais detalhes do projeto, acesse o endereço: http://j-pas.org/pt-br.


Fonte: Site do Observatório Nacional (ON) - http://www.on.br/

Comentários