Pesquisadores São Condecorados Com a Ordem Nacional do Mérito Científico

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisadores são condecorados com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Duda Falcão

Pesquisadores São Condecorados Com
a Ordem Nacional do Mérito Científico

Quarta-feira, 30 de Outubro de 2013

Gilberto Câmara, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e seu diretor entre dezembro de 2005 e maio de 2012, e Maria Assunção Faus Dias, professora da Universidade de São Paulo (USP) que atuou como coordenadora do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do instituto entre dezembro de 2003 e março de 2009, estão entre os agraciados com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país. Instituída em 1993, a honraria reconhece cientistas e personalidades, nacionais e estrangeiros, por darem grandes contribuições ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Os agraciados são indicados por entidades e autoridades ligadas à área científica e tecnológica, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A premiação foi entregue pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, que representou a presidente Dilma Rousseff na cerimônia realizada no Museu Nacional de Brasília no dia 21 de outubro.

Foram condecoradas 70 pessoas com contribuição relevante à ciência e tecnologia nas áreas de Ciências Biológicas, Físicas, Ciências Agrárias, Ciências da Terra, Química, Matemática, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Tecnológicas e Engenharias, além de personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído para o desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Gilberto Câmara recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Comendador, na área de Ciências Tecnológicas, enquanto Maria Assunção Faus Dias recebeu a mesma honraria na área de Ciências da Terra.



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários