Rússia: Fragmento de Quase 500 kg de Meteorito é Encontrado em Lago

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada ontem (15/10) no “Portal TERRA” destacando que fragmento de quase 500 kg do meteorito que caiu na Rússia foi encontrado em lago.

Duda Falcão

ESPAÇO

Rússia: Fragmento de Quase 500 kg
de Meteorito é Encontrado em Lago

A queda do corpo celestial causou pânico na Rússia no dia
15 de fevereiro. Pelo menos 1,5 mil pessoas ficaram feridas

15 de Outubro de 2013 - 14h44
Atualizado às 16h32

Foto: EFE
Buraco de 8 metros se formou no
lago após queda do meteorito.
Mergulhadores russos encontraram nesta terça-feira, em um lago, um fragmento com peso estimado entre 300 e 500 quilos do meteorito que caiu em meados de fevereiro perto da cidade de Chelyabinsk, nos Urais.

"Dito em linguagem simples, o caçamos. Agora, só falta trazê-lo até a margem. No lago há grandes ondas, por isso içá-lo diretamente é tecnicamente difícil e arriscado", disse Nikolai Murzin, diretor-geral da companhia Aleut de trabalhos especiais, à agência Interfax.

Murzin explicou que agora estão rebocando o pedaço de meteorito até a margem do lago Chebarkul e que a operação de retirada da rocha vai acontecer na quarta-feira.

Os mergulhadores tiraram até agora 12 rochas do lago, cinco delas identificadas como pedaços do corpo celestial que causou em 15 de fevereiro pânico entre os moradores da região. Até agora, segundo as autoridades locais, o maior fragmento resgatado do meteorito pesa 4,74 quilos.

Desde o primeiro momento, os cientistas garantiram que o maior pedaço da rocha estava no fundo do lago gelado de Chebarkul, onde a queda do objeto espacial deixou um grande buraco.

Os cientistas advertiram a população contra a "recolha indiscriminada" dos restos do meteorito, já que esse saque os privava de um valioso material de pesquisa sobre a história do Universo.

Segundo os geólogos, o meteorito contém minerais de silicatos como o olivino e o ortopiroxeno, além de sulfureto de ferro e níquel, e, em menor medida, cromo, clinopiroxeno e plagioclases.

O estudo dos meteoritos é crucial para a reconstrução dos períodos iniciais do sistema solar, já que esses corpos astrais incluem os mesmos componentes de que foram criados originalmente os planetas.

O meteorito, que causou mais de 1,5 mil feridos na região, 319 deles crianças, tinha segundo a NASA uma massa de até 10 mil toneladas quando explodiu na atmosfera, e é o maior que caiu sobre a Terra desde 1908.


Fonte: Portal Terra - 15/10/2013 - http://noticias.terra.com.br/

Comentário: Pois é leitor, já passou da hora da sociedade humana entender que não somos tão especiais assim, e que há qualquer momento nossa bolha de tranquilidade pode simplesmente implodir e pagarmos um alto preço por isso. Algo precisa ser feito e isso passa por uma atitude conjunta de todos os governos do mundo, antes que seja tarde.

Comentários