INPE Tenta Acordo Para Manter Pessoal

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (19/11) no site do jornal “O VALE”, destacando que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está tentando um acordo para manter o pessoal.

Duda Falcão

REGIÃO

INPE Tenta Acordo Para Manter Pessoal

Sindicato trabalha com a expectativa de que direção do instituto
firme um termo de ajustamento de conduta com a Justiça Federal

São José dos Campos
November 19, 2013 - 09:35

Foto: Claudio Vieira/Arquivo/OVALE
Servidora do INPE, no CPTEC em Cachoeira Paulista.

Termina na próxima semana o prazo concedido pela Justiça Federal para que 71 servidores terceirizados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) continuem nos cargos.

Até o momento, nenhum acordo foi firmado pela direção do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para garantir a permanência do grupo na instituição.

Parte dos servidores trabalha no CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).

Entre os profissionais há meteorologistas e especialistas que trabalham na elaboração diária da previsão do tempo para todo o país.

A 2ª Vara da Justiça Federal em São José dos Campos determinou a anulação dos contratos de 111 contratos temporários feitos pelo INPE e anulou parcialmente um edital que resultou na contratação de outros 15 servidores não efetivos para a instituição.

A ação civil contra as contratações foi proposta pelo Ministério Público Federal, que denunciou a possível terceirização de mão de obra para suprir as atividades de rotina de um órgão público, considerada ilegal.

A sentença foi proferida no dia 27 de agosto com prazo de 45 dias para ser cumprida.
O prazo venceu em outubro e foi prorrogado pela Justiça Federal por mais 45 dias, após acordo com a direção do INPE.

A assessoria do INPE informou ontem que há tratativas da direção sobre o assunto, mas nenhuma definição oficial foi divulgada.

O vice-presidente do SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial), Fernando Morais, disse que a expectativa é que seja firmado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com a Justiça para garantir a permanência do grupo até a realização de concurso público.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 19/11/2013

Comentários

  1. Cansativo isso. Dizer mais o que? Comentar mais o que?

    Alguém tem dúvida que enquanto esses órgãos científicos forem públicos eles não estão fazendo ciência e sim burocracia?

    O certo é que os funcionários públicos que tem garantia de emprego e aposentadoria justa, estão muito satisfeitos com a situação, e com certeza, não vão reclamar. O país que se exploda, afinal quem precisa de previsão de tempo.

    Lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário